Nosso blog

Web mobile em declínio

Neste momento, os aplicativos estão ganhando e a web está perdendo.

As pessoas estão gastando mais tempo no celular do que no computador de mesa (desktop):


gráfico mostra tempo gasto em celular



E mais do seu tempo mobile usando aplicativos, não a Web:


gráfico mostra tempo de uso de apps



Mobile é o futuro. Neste momento, os aplicativos estão ganhando e a web está perdendo.

Além disso, há sinais de que isso só vai piorar. Pergunte a qualquer empresa de web e eles vão dizer que valorizam os usuários de aplicativos mais do que os usuários da web. É por isso que você vê tantos pop-ups e banners em sites mobile que tentam levá-lo para baixar aplicativos.

É também por isso que muitos desses sites estão quebrados. Recursos vão de desenvolvimento de app para desenvolvimento web. Como a web mobile UX mais se deteriora, o impulso em direção a aplicativos só vai aumentar.
O final mais provável é a web tornar-se um produto de nicho usado para coisas como:

1- tentar um serviço antes de baixar o aplicativo

2- consumo de conteúdo de cauda longa (por exemplo, link para um blog de nicho do feed do Twitter ou Facebook)

Isso vai doer como inovação a longo prazo por uma série de razões:

1- Apps tem uma dinâmica do rico que fica mais rico que favorece o status quo sobre inovações. Aplicativos populares obtém colocação de tela inicial, se acostumam, obtém classificação mais elevada em lojas de aplicativos, ganham mais dinheiro, podem pagar mais para distribuição, etc. O estado final será, provavelmente, como TV a cabo - alguns canais dominantes / apps que ficam nas telas da casa de seus usuários e tudo o mais que seja relegado para níveis mais baixos ou que sejam irrelevantes.

2- Apps são fortemente controlados pelos dominantes proprietários das lojas de aplicativos, Apple e Google. Elas controlam o que os aplicativos têm permissão para fazer, como são construídos, o que eles promovem e cobram um imposto de 30 % sobre as receitas.

O mais preocupante: eles rejeitam classes inteiras de aplicativos sem razões expostas ou permitindo o recurso, por exemplo, a Apple rejeitou todos os aplicativos relacionados à Bitcoin. A arquitetura aberta da web levou a uma incrível era de experimentação.

Muitas partidas foram controversas quando eles foram fundados em primeiro lugar. E se AOL ou algum outro gatekeeper central havia controlado a web e os desenvolvedores tinham que pedir permissão para criar o Google, Youtube, eBay, Paypal, Wikipedia, Twitter, Facebook, etc. Infelizmente, este é o lugar para onde nós estamos indo com o mobile.

As conclusões do cdixon.org são bem radicais em relação ao futuro incerto da web mobile.

A Go2web acredita nas estratégias de tecnologia de mobile marketing como uma tendência forte para empresas que desejam crescer e se destacar no mercado.

Além disso, estamos atentos ao melhor custo/benefício para atender a necessidade do cliente, investindo na busca de novidades e serviços para criativamente oferecer produtos com interatividade e tecnologia que exploram o potencial gerado pela portabilidade.

comments powered by Disqus