Nosso blog

Rival do Spotify está sendo desenvolvido em Portugal

Kim DotCom foi quem idealizou a plataforma musical Baboom para facilitar a vida aos artistas. O projeto está sendo desenvolvido em Porto e o resultado deverá estar online no final do ano.


Imagem do serviço de música baboom

Uma equipe portuguesa no Porto está desenvolvendo o serviço de música Baboom, idealizado por Kim DotCom, e querem produzir um concorrente à altura do Spotify.

A equipe garante que o Spotify deve ficar de olhos bem abertos, pois o Baboom será uma plataforma musical online que pretende ser uma espécie de cruzamento entre caixa de ferramentas para artistas independentes e local de descoberta de novas sonoridades.

"Somos facilitadores. Queremos que todos os artistas tenham igual acesso às ferramentas de que precisam para distribuir a sua música", explica ao JN Grand Edmunson, diretor-executivo da empresa. A ideia é oferecer a todos os artistas uma maneira simples de encontrar o seu público, conseguindo, na mesma plataforma, monitorar a carreira de um artista e servir de palco para o público poder conhecê-lo. É, por isso, uma espécie de Spotify mas, garantem, "mais focado e amigo dos artistas". Para isso, prometem que até 90% dos lucros vão para quem produz o conteúdo, sendo que a percentagem que cada artista recebe depende do "pacote" de subscrição que escolher.

Os desenvolvedores do Baboom estão mais focados em artistas sem editora ou que estejam em processo de "migração", aproveitando quem não tem contratos e quem quer deixar o mundo das editoras tradicionais. "A ideia é disponibilizar conteúdo original, que não esteja disponível em mais lado nenhum", afirma.

O serviço em sua primeira fase estará apenas disponível em alguns países onde "não há muitos serviços do gênero" ou onde "a pirataria impera", para dar uma alternativa legal a quem a quiser adotar.

comments powered by Disqus