Smartphones modernos devem fazer mais para reduzir acidentes.
Nós, motoristas em geral gostamos de nossos carros, nossos smartphones e nossa liberdade de escolha. Não gostamos do tédio.
Isto leva muitas pessoas a se ferir ou até mesmo morrer, porque estão muito confiantes de que podem lidar com smartphones enquanto dirigem.
Isso tem que mudar. Temos que ter telefones que respeitem quando estamos dirigindo, que ofereçam meios fáceis de bloqueio ou resposta a textos e outras notificações automaticamente e ofereçam operação mãos-livres inteligente, independentemente de você ter pago por um carro novo com integração Apple CarPlay ou não.
Mais pessoas que telefonam enquanto dirigem vão admitir
Muitos de nós estamos convencidos de que nem todos podem ser multi-tarefa ao dirigir e digitar mensagens de texto a um amigo ou verificar o e-mail ou entrar no Facebook; nós mesmos, é claro, somos responsáveis e coordenamos o suficiente para fazê-lo.
O número de pessoas nos EUA feridas em acidentes envolvendo distrações diminuiu muito ligeiramente de 3.360 para 3.328 de 2011 para 2012, enquanto o número de pessoas no resto do mundo aumentou 9%, para 421.000. Um estudo da Universidade de Michigan constatou que 20% dos adolescentes e 10% dos pais admitiram que regularmente mandam mensagem de texto enquanto dirigem; os Centros de Controle de Doenças em março de 2013 tiveram 31% dos motoristas habilitados admitindo que mandavam mensagens de texto e olhavam e-mails enquanto dirigiam.
Nós aprovamos leis, então mantemos as mensagens de texto
Andrew Cuomo, o governador do estado de NY, está aumentando continuamente as penalidades em mensagens de texto na direção, até o ponto em que motoristas adolescentes que forem pegos mandando mensagens de texto enquanto dirigem, podem perder sua carteira por um ano e os adultos ganham multas e penalidades notáveis na carteira. No entanto, eu ouvi dizer em um segmento de notícias no ano passado que, embora conduzido em seu carro oficial, provavelmente cercado pela polícia estadual, Cuomo quase sempre vê alguém mandando mensagens de texto enquanto dirige.
Que celulares poderiam ser feitos para nos ajudar a melhorar?
Há conexões de mãos-livres em alguns carros, e outros têm navegação built-in e sistemas de gestão de telefone. Quase todos eles são difíceis de entender e outros acabam servindo mais como uma distração como o próprio telefone.
Eu ainda não sei, sem olhar, como responder a uma mensagem de texto enquanto dirijo meu carro utilizando o sistema de Bluetooth ligado, utilizando uma das respostas automáticas pré- digitadas ou usando o teclado da tela semi-resposta.
Acho que o próximo bom celular precisa saber que nós não sabemos o que é bom para nós quando se trata de direção. Nós queremos ser entretidos e mostrar coisas novas ao fazer a tarefa muitas vezes estressante de dirigir. Mais especificamente, os telefones devem saber quando estamos dirigindo e serem capazes de oferecer as suas funções mais básicas, sem a necessidade de ligar uma tela ou digitar uma única letra.
A responsabilidade pessoal é certamente um fator na distração na direção. Nenhum telefone deve realmente ser bloqueado enquanto se dirige, porque as exceções irão surgir. Mas smartphones existem em um reino difícil: eles são feitos para lhe dar muitas informações, permitir a comunicação instantânea e incentivar a interação enquanto se dirige e isso está matando as pessoas.
Talvez seja apenas uma questão de tempo antes de nossa sociedade respeitar a direção ao usar um smartphone como um tabu, assim como é dirigir embriagado. Enquanto isso, nossos telefones podiam ser melhores bartenders, por assim dizer, e cortar nossa bebida quando for o momento de parar.