Quando você está lidando com tecnologia e, mais especificamente, com telefonia baseada em nuvem, você encontrará um número razoável de siglas. Um importante para prestar atenção é CPaaS: Plataforma de Comunicações como um Serviço. Um número de provedores, como Twilio, Nexmo, Plivo, e outros oferecem produtos CPaaS para ajudar as empresas a obter mais de suas infra-estruturas de comunicações.
O CPaaS é uma solução de software de comunicação que atua como uma base sobre a qual os desenvolvedores podem integrar uma variedade de aplicativos. Métodos de comunicação típicos, como voz, chamadas de vídeo ou mensagens de texto SMS, podem ser incorporados em outros sistemas por meio de APIs que se conectam à plataforma CPaaS. As APIs permitem que as empresas expandam suas ofertas sem a necessidade de hardware ou software adicional. Essa nova flexibilidade permite que as empresas organizem suas comunicações de uma maneira que melhor se adequa aos seus processos de negócios.
O que é uma API de telefonia?
Nós, humanos, interagimos com programas de computador, clicando em botões, digitando texto ou, às vezes, perguntando "Hey Siri, onde é o restaurante Pizza mais próximo?" Mas como os programas de computador podem interagir com outros programas de computador ? A resposta: APIs. As APIs permitem que seu software de cobrança se conecte com seu CRM ou sua cafeteira eletrônica para se conectar ao abridor de porta da garagem.
Na telefonia, as API funcionam de forma semelhante. As APIs de telefonia permitem que aplicações em seu telefone ou computador "fale" com sistemas de telefonia, que por sua vez podem executar funções de discagem e comutação. Isso oferece muita flexibilidade em termos de onde as funções de telefonia podem ser usadas.
Normalmente, uma empresa que precisa de personalização precisaria criar aplicativos que possam executar essas funções de telefonia, como o aplicativo de chamada em um smartphone, que faz um "disco rígido" diretamente para a rede de operadoras e não requer qualquer tradução de dados. No entanto, o desenvolvimento de soluções de telefonia de baixo nível é extremamente difícil. As APIs oferecidas pela CPaaS oferecem às empresas uma maneira muito mais acessível de personalizar e ampliar suas soluções.
Alguns exemplos bem conhecidos de empresas que dependem de APIs de telefonia para seus produtos são UBER e AirBnB. Esses negócios incorporam APIs construídas por Twilio para realizar funções de comunicação em seus respectivos aplicativos móveis e web. Esses exemplos também fornecem evidência de outra vantagem da CPaaS - é altamente escalável.
Quão grande você pode ir com CPaaS?
Embora startups, em particular, possam encontrar um valor significativo na incorporação de CPaaS em seus negócios, é um bom ajuste para empresas de qualquer tamanho. O crescimento do mercado deverá explodir de US$ 400 milhões para US$ 8,1 bilhões até 2019 para a CPaaS, e os sinais do crescimento podem ser encontrados na atividade recente dos líderes do mercado, como a compra da Tropo em 2015 pela Cisco ou a compra da Nexmo pela Vonage em maio de 2016. Essas grandes corporações entendem que investir em tecnologias baseadas na nuvem não é mais opcional. O CPaaS, com sua escalabilidade, flexibilidade, autenticação e segurança aprimoradas, está revolucionando o modo como as empresas habilitadas em nuvem implementam comunicações de voz, SMS e vídeo.
Os desenvolvedores de CPaaS já estão construindo a próxima onda de comunicações contextuais que permitem às empresas alcançar clientes e facilitar a colaboração entre funcionários. Uma solução integrada dá a cada funcionário o poder de realizar seu trabalho enquanto se mantém conectado e responsivo aos clientes. Os fluxos de trabalho também se tornam mais personalizados e a transição entre tarefas é um processo contínuo.
O CPaaS está interrompendo a indústria e colocando as empresas regulares em pé de igualdade com os maiores gigantes das telecomunicações presentes hoje.
Leia a íntegra da matéria em 2600 Hz.