Nosso blog

Nove sinais de que é hora de atualizar seu site (e como consertá-lo)

E-commerce, web analytics e especialistas em design compartilham suas dicas sobre como saber se seu site ou seu e-commerce precisa de ajustes (ou conserto) e como você pode melhorá-los de forma barata.



Convenhamos que ninguém gosta de ter que atualizar ou ajustar constantemente seu site - ou de ter que redesenhá-lo totalmente a cada ano. Pode ser um processo demorado e caro. Mas se as vendas online forem escorregando, e mesmo que não estejam escorrendo (ainda), cabe às empresas avaliar periodicamente e objetivamente seus sites de e-commerce - e fazer as correções necessárias.

Então, quais são alguns sinais de que o seu web site ou e-commerce precisa de um pouco de ajustes (ou uma grande revisão)? Dezenas de comércio eletrônico, web design e especialistas em análise identificam nove sinais algo está precisando de alguma ajuda - e como você pode fazer as correções necessárias, sem gastar muito tempo ou dinheiro.

Problema nº1: O tráfego do seu site não está convertendo em vendas. Se você está recebendo tráfego da web, mas não está convertendo em vendas, "eu recomendo começar com testes de usabilidade e se aprofundar nas estatísticas do Google Analytics para encontrar as áreas exatas do problema e descobrir [onde] o funil de conversão que a maioria dos visitantes está saindo", diz Smriti Chawla, especialista em marketing, visual website optimizer, que oferece A / B e ferramentas de teste de divisão. "Depois de conhecer os problemas, você pode supor soluções de design / conteúdo para corrigi-los e usar o teste A / B para validar suas hipóteses."


Problema nº2: Altas taxas de rejeição. "Se você tiver consistentemente taxas elevadas de rejeição (especialmente em sua página inicial), é a hora provável para uma reformulação", diz Matt Winn, gerente sênior de comunicações de marketing na Volusion, fornecedora de software de comércio eletrônico e soluções de carrinho de compras. "A alta taxa de rejeição indica que os potenciais clientes estão recebendo uma primeira impressão negativa do seu site ou são incapazes de encontrar rapidamente o produto que está procurando", explica ele. "Um site ou o redesign de uma página é uma maneira útil de abordar a marca e questões de usabilidade ao mesmo tempo."

Pouco dinheiro ou tempo? "Economizar dinheiro em um redesign concentrando-se nas páginas que mais importam", diz Sawyer Bateman, designer de produto para a EasyPost, uma API de transporte simples. "Examine as páginas, incluindo a página inicial, que comanda as vendas. Pessoas raramente compram pelas páginas de Fale Conosco ou Sobre. Então concentre seus esforços de design na página inicial e nas listas de produtos."


Problema nº3: Seu site demora muito para carregar. "Nenhum cliente quer esperar três minutos para um site carregar totalmente", diz Anna Swierenga, gerente de projeto, Design & Development, Perfect Pesquisa de Mídia. "Nesse momento eles estarão felizes para sair e [fazer] business [em outro lugar]. Verifique se o seu site pode carregar em menos de sete segundos para manter o fator chave de conveniência para seus visitantes", ela aconselha. "Reduzindo os arquivos de imagem e otimizando o conteúdo e cache do navegador, pode ajudar a aumentar a velocidade do seu site."


Problema nº4: É difícil adicionar conteúdo e atualizar seu site - sem ter que pagar muito dinheiro a alguém para fazer por você. Se você não pode facilmente atualizar seu site, você deve considerar um sistema de gerenciamento de conteúdo. Apenas "escolha um tema e tente manter a complexidade da funcionalidade baixa", diz Eugene Revzin, diretor, Design & Development, Perfect Search Media.

"Os sistemas de gerenciamento de conteúdo com interfaces fáceis de usar permitem que o cliente atualize seu site por conta própria, sem ter muito conhecimento de codificação", diz Revzin. "O tema certo pode ser um excelente ponto de partida em relação a design e funcionalidade. Mantendo o seu site simples, com apenas a funcionalidade necessária também irá poupar muito dinheiro e, geralmente, vai proporcionar uma melhor experiência do usuário."


Problema nº5: Seu website não é responsivo. "Verifique o Google Analytics (ou weblogs) e veja o quanto do seu tráfego é proveniente de um telefone ou tablet", diz Rick Wilson, presidente, Miva Merchant, fornecedor de soluções de e-commerce. "Se é mais do que uma pequena porcentagem, você precisa garantir que seu site é responsivo em telefones e tablets. Atualizando seu site, seja para um design responsivo ou adaptativo, ou com um projeto específico para mobile, geralmente pode ser feito de forma acessível", e permite atingir os clientes em qualquer lugar e de qualquer forma.


Problema nº6: Nenhuma maneira de receber novidades ou promoções. "Você tem uma maneira de capturar todos os leads que chegam ao seu site? Você deve ter um opt-in na para capturar e-mails dos visitantes se eles quiserem manter contato com você", diz Lizz M. Smoak, treinador de negócios online.

"No mundo online e barulhento de hoje, os visitantes podem ter tropeçado em seu site e [podem] não ser capaz de chegar lá de novo por conta própria", diz Smoak. "Permitindo-lhes um local para inserirem o e-mail para receber algum conteúdo valioso, ajuda a levá-los de volta para o seu site", e aumenta suas chances de fazer uma venda futura.


Problema nº7: Conteúdo velho. "Seu site pode não estar indo muito bem com os produtos existentes por um longo tempo e não tiveram o conteúdo atualizado [isto é, descrições de produtos] por um bom tempo", diz Smita Kumar, gerente assistente, Ugam, provedor de análises. Se for esse o caso, "você terá que atualizar esse conteúdo, já que o Google classifica melhor os conteúdos atualizados". Se você não é um escritor e não quer pagar muito por um profissional, "você pode corrigir isso rapidamente e sem gastar muito, reformulando o conteúdo e incluindo palavras-chave relevantes que têm um melhor desempenho nos resultados de busca orgânica."


Problema nº8: Nenhuma ligação com redes sociais. "O mundo online gira em torno de mídia social", diz Smoak. Então, se você quer as pessoas "falando sobre sua marca e produtos, você precisa incluir um botão 'Pin It' [para o Pinterest] em suas fotos e botões do Facebook, Twitter e Instagram para promover o seu conteúdo."


Problema nº9: Seus botões parecem velhos. "Seus botões call to action estão datados, não intuitivos ou simplesmente não atraentes?" pergunta Michael Epstein, consultor de marketing online. "Simplesmente atualizar os vários botões em seu site para um estilo mais moderno, esquema de cores de alto impacto ou a adição de pistas visuais que ajudam a orientar o usuário pode fazer um grande impacto sobre a aparência geral do site e desempenho", diz ele. "No entanto, você deve sempre acompanhar suas métricas do site depois de fazer qualquer alteração para garantir que eles estão tendo o efeito pretendido."


Uma dica final para detectar potenciais e atuais problemas - e corrigi-los de forma barata. Verifique se o seu site ou e-commerce está atualizado e não tem quaisquer problemas gritantes, como links quebrados, a cada 12 meses ou mais, "reúna um número de pessoas que não estão familiarizados com o seu site e produtos - pessoas com diferentes níveis de experiência em tecnologia (as pessoas que se sentem confortáveis com a compra on-line, bem como aqueles que são novatos)", sugere LisaMarie Dias, proprietária de LisaMarie Dias Designs, que fornece mídia social e estratégia de e-mail marketing e implementação.

Então, "assista (literalmente, por cima do ombro ou através de software) como eles acham e compram produtos em seu site. Crie uma lista de itens de categorias diferentes e faça-os clicar em todo o caminho a partir da pesquisa inicial até a confirmação da entrega final", diz ela. "Pode ser tedioso e demorado, mas você pode se surpreender com a quantidade de rotas diferentes que as pessoas tomam e os becos sem saída que encontram. Este exercício valioso pode revelar [navegação e design] falhas, bem como suposições incorretas".

comments powered by Disqus