As empresas rivais estão em parceria para desenvolver o AngularJS 2.0 na linguagem TypeScript da Microsoft.
A versão 2.0 do "framework" AngularJS JavaScript será desenvolvida em TypeScript, o conjunto de linguagens da Microsoft que compila JavaScript, graças a uma parceria entre a Microsoft e a Google.
Blogues da Microsoft detalham a colaboração, que está a produzir tanto a próxima atualização para a AngularJS (conhecido também apenas como Angular) e o TypeScript 1.5. "Estamos animados por anunciar que convergimos as linguagens TypeScript e AtScript e que a Angular 2, a próxima versão da popular biblioteca JavaScript para a criação de sites e aplicações da Web, será desenvolvida com TypeScript", disse S. Somasegar, vice-presidente corporativo da divisão de desenvolvimento da Microsoft, no seu blogue. A AtScript é uma variação da Google para JavaScript.
Trabalhar com a equipa Angular, disse Somasegar, ajudou a Microsoft a fazer evoluir a TypeScript de modo a adicionar novos recursos, como anotações.
A TypeScript 1.5, que deve surgir em versão beta nas próximas semanas, constitui os primeiros frutos da colaboração, disse Jonathan Turner, gestor de programa da Microsoft para a equipa da TypeScript, num outro blogue.
"Temos trabalhado com a equipa Angular para conceber um conjunto de novas funcionalidades que irão ajudar a desenvolver um código mais limpo ao trabalhar com bibliotecas dinâmicas como a Angular 2, incluindo uma nova maneira de anotar declarações de classe com metadados", escreveu. "Programadores de bibliotecas e de aplicações podem usar essas anotações de metadados para um código corretamente separado das informações sobre o código, tais como informações de configuração ou validações condicionais da compilação".