Nosso blog

Facebook cancela construção de satélite (não anunciado)

Facebook cancelou seus planos, previamente desconhecidos, para a construção de um satélite, de acordo com um relatório por Amir Efrati na informação.

O satélite, que já havia sido construído, poderia ter custado cerca de US $ 500 milhões. O plano era usá-lo para ajudar a fornecer acesso barato à internet no mundo em desenvolvimento. Mas esse price-tag foi aparentemente proibitivo, e, desde então, o regime foi abandonado - antes que ele tenha de fato sido anunciado.

Nserna
Foto de satélite em órbita
Satélite não é do Facebook


Facebook tem vindo explorar formas de expansão em relação ao acesso à Internet - e junto com ele, o acesso aos seus produtos - em mercados emergentes. Uma das principais maneiras é Internet.org, uma iniciativa liderada pelo Facebook que envolve várias empresas para subsidiar os custos de dados em determinados países.

Mas nem todos os esforços do Facebook na área estão relacionados com Internet.org. Por exemplo, ele anunciou Facebook Lite, na semana passada, um aplicativo Android ultra-leve projetado para tornar a rede social mais fácil de acessar em conexões com baixa largura de banda. Que não tem nada a ver com Internet.org.

Da mesma forma, enquanto Mark Zuckerberg havia discutido abertamente usando satélites para ajudar com Internet.org, este novo regime cancelado, aparentemente não foi relacionado.

O relatório da Informação, baseado em "uma pessoa com conhecimento direto do projeto e uma pessoa informada sobre isso", diz ele teria sido um satélite geoestacionário que poderia ter ajudado a fornecer acesso à Internet para dezenas de países. Em vez disso, pode agora alugar um satélite fora de um outro provedor, se ele decidir seguir adiante com seus planos.

Planos do Facebook para trazer acesso à internet para os mercados emergentes têm o potencial de transformar positivamente os países-alvo -, mas há também um incentivo financeiro direto para a gigante de redes sociais. Ao fornecer as ferramentas necessárias para acessar a web, ele pode garantir que ele tem primeiro acesso aos mercados anteriormente inexplorados de bilhões de pessoas.

comments powered by Disqus