Nosso blog

Estudo revela que falta de Gerentes de Projeto coloca empresas em desvantagem

Quando se trata de gerenciamento de projetos, muitas organizações têm que lidar com a falta de funcionários e isso as colocam em desvantagem competitiva, de acordo com um estudo realizado pela ESI International.


Imagem mostra 10 áreas de gerenciamento de projeto



CIO - Os gerentes de projeto estão em falta e isso vai deixar muitas organizações em desvantagem, de acordo com um estudo recente da empresa de projeto de formação em gestão da ESI International (Educational Services Institute).


O ESI 2013 Project Manager Salary and Development Survey, baseado em dados de 1800 gerentes de projeto em 12 indústrias diferentes em todo os EUA, relata que como projetos continuam a aumentar em complexidade e tamanho, muitas organizações encontram-se com poucos funcionários e com profissionais de gerenciamento de projetos subdesenvolvidos. Isso os coloca em desvantagem competitiva no mercado.

"As restrições orçamentárias, o envelhecimento dos profissionais e uma guerra iminente de talento: tudo isso contribui para uma crise que deve ser abordada a partir dos níveis mais altos da organização", diz Mark Bashrum, vice-presidente de marketing corporativo da ESI International.

"As necessidades crescentes das empresas exigem uma visão mais estratégica do quadro de pessoal, desenvolvimento e promoção de seus gerentes de projeto desde os impactos de execução de projetos de linha de fundo de uma organização e sua capacidade de satisfazer os seus clientes", diz Bashrum.


Muitos projetos, sem gerentes experientes suficientes

O problema não é a falta de profissionais de gerenciamento de projetos globais, diz Bashrum, mas sim encontrar um talento experiente, sênior. Acrescente isso às questões mais amplas de práticas míopes de contratação, a falta de planejamento, de competência, um foco reduzido em treinamento e desenvolvimento e os objetivos de negócios de muitas empresas que estão em risco, de acordo com o estudo.

"Encontrar e reter gerentes de projeto júnior não são o maior problema, e sim reter os de nível médio e profissionais sêniors que são tão difíceis de encontrar", diz Bashrum.

De acordo com a pesquisa, 44% da escassez do pessoal de projeto são para gerentes de projeto de nível sênior e 48% dos entrevistados disseram que era "muito difícil" encontrar talentos sêniors. Infelizmente, é este grupo de pessoas que as organizações dependem para entregar seus projetos mais estrategicamente importantes, diz Bashrum.

Há três principais fatores que contribuem para a escassez de gerentes de projeto experientes, diz Bashrum:

- À medida que a economia se recupera, muitas organizações vão crescendo. Em si, o crescimento é uma coisa boa para os negócios, mas significam mais mercados, mais produtos e mais sistemas, gerando mais projetos para os quais a quantidade de pessoas não é suficiente.

- Muitos gerentes de projeto estão atingindo a idade de aposentadoria e deixam de trabalhar.
De acordo com o Project Management Institute (PMI), 60% dos seus membros têm mais de 40 anos de idade. "Este é um problema real, porque estas são as pessoas que entendem do negócio", diz Bashrum. "Ao longo dos anos eles não têm apenas habilidades de gerenciamento de projetos adquiridos, mas também uma compreensão de sua indústria e sua organização, conhecimento que não é facilmente substituído".

- Muitas organizações pararam de desenvolver ativamente seu projeto para gerentes devido a reduções nos orçamentos de formação. "Em muitos casos, isso significa que eles têm muito pouco em termos de 'bench strength' e não há um grupo qualificado de gerentes de projeto de nível médio prontos para passar para sênior como o projeto demanda", diz ele.

"Claro, há o adicional, o benefício menos mensurável que, através do desenvolvimento de talentos, você constrói em sua consciência organizacional e indústria existente que eles ganharam junto com o desenvolvimento de habilidades e competências", diz Bashrum.

De acordo com a pesquisa, pode levar até 10 meses para trazer um gerente de projeto mais experiente para uma nova organização, diz ele.

Os 47 processos do guia PMBoK 5ª Edição:


Imagem mostra esquema colorido com algumas etapas como planejamento e execução




Identificação de Projetos de Gestão de Talentos

Cada organização tem diferentes demandas de projeto, mas não há prescrição "um tamanho serve em todos" para identificar promissores talentos de gestão de projetos e prepará-los para cargos de chefia, diz Bashrum. Mas existem algumas boas práticas para a construção de uma comunidade estratégica de gerenciamento de projeto, diz ele.

"A primeira coisa a fazer é levar em uma empresa de consultoria de terceiros qualificados no desenvolvimento de gerenciamento de projetos e treinamento, para avaliar o estado atual da organização do projeto da sua empresa, referência de talento existente e sua capacidade de executar projetos de forma eficaz", diz ele.

Enquanto algumas organizações tentam fazer esses julgamentos em casa, Bashrum diz que é melhor terceirizar essa função, porque é difícil ser objetivo quando se examina sua própria organização.

Em seguida, é fundamental prever e entender o que os futuros requisitos de competência poderiam ser ao longo de um, três e cinco anos, com a compreensão de como o risco pode afetar esses requisitos, diz Bashrum.

"Uma vez que você tem uma pérola sobre os estados atuais e desejados da organização do projeto, você pode começar a construir e executar um plano de desenvolvimento para garantir que você tenha as pessoas certas com as habilidades certas no momento certo", afirma.

O que mudou na quinta edição do PMBoK:


Planilha mostra principais mudanças que devem ser feitas no projeto


O que você deve estar procurando? Bem, os detalhes são diferentes para cada organização, mas, em geral, visão de negócios e habilidades de comunicação estão no topo da lista. Ele acrescenta que as habilidades de negociação, o pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas também são extremamente importantes.

"Do lado mais técnico, habilidades como gerenciamento de risco, programação e controle de custos e gestão da qualidade são o "must have" para qualquer organização", diz Bashrum.

O Project Management Silver Lining

Embora as empresas enfrentem uma escassez de gerenciamento de projeto, a perspectiva é excelente para aqueles que já trabalham na área e para os recém-formados que estão à procura de emprego, de acordo com o estudo.

"A demanda está aumentando enquanto a oferta global tem sido contínua, como podemos ver no estudo", diz Bashrum. "Isso se traduz em salários mais elevados para todos os profissionais da área, ainda mais para indústrias específicas e para cargos elevados, como a pesquisa salarial do ESI revelou", disse.

comments powered by Disqus