Sem dúvida, a transformação digital está no discurso de todas grandes companhias do Brasil e do mundo. No entanto, a cada dia, a imersão nesse novo jeito de fazer negócio ganha contornos cada vez mais complexos.
No segundo dia do NRF Retail's Big Show, a manhã foi dedicada às empresárias que estão promovendo a transformação digital de seus negócios. Quem abriu as palestras foi Beth Comstock, ex-vice-presidente da General Electric. A executiva foi uma das principais responsáveis pelos processos de inovação e desenvolvimento de novos negócios da companhia.
Beth Comstock enumerou 5 dicas sobre o que as empresas devem fazer para entrar em sintonia com um mundo onde 4 bilhões de pessoas estão diariamente conectadas.
Monte uma equipe de pensadores divergentes - "Para conseguir inovar, é preciso ir atrás de pessoas com o mindset correto. Pensadores divergentes, que tragam perspectivas completamente diferentes para a empresa e estejam dispostas a experimentar. Busque sócios e funcionários com essas características. No caso das grandes empresas, pode ser preciso formar times inteiros com esse perfil."
Monte um laboratório de inovação - "É preciso destravar a criatividade e parar de achar que, para inovar, só é possível com grandes investimentos. Use o laboratório para testar pequenos projetos, que demandem investimentos menores e possam ser testados no curso prazo. Exatamente como fazem as startups.
Reúna comunidades de experimentadores - "Escolha, dentro do seu público, grupos de pessoas dispostas a testar novas ideias o tempo todo, e a dar feedback para a empresa. Dessa maneira, seus produtos serão baseados no mundo real e o desenvolvimento será feito junto com o cliente, criando engajamento."
Reinvente-se sempre - "Todo empreendedor quer escolher um objetivo e dizer, 'Isso é o que eu vou fazer nos próximos cinco anos'. Mas isso não é mais possível. Se fizer isso, o seu público vai ficar cansado e se voltar par o concorrente. O desafio é manter a vontade de mudar. Quanto mais você inovar, mais vai manter o cliente com você."
Convença o resto da empresa a mudar com você - No meu livro "Imagine it Forward" mostro que, de maneira geral, os times são formados assim: 30% são loucos para mudar o tempo todo; 30% se dispõem a mudar, mas com cautela; e 30% não querem mudar de jeito nenhum. Esse último grupo é o maior desafio do empreendedor. Será preciso fazer um treinamento intenso para trazê-los para a nova cultura - e evitar uma demissão.