Nosso blog

A tecnologia tomou nossa felicidade? Temos tempo para recuperá-la?

Os avanços contínuos em tecnologia digital tornaram o mundo mais eficiente do que nunca. No entanto, muitos de nós se sentem pressionados pelo tempo, sofrendo o estresse de simplesmente manter uma vida social e profissional. Mas as soluções para o problema - ou apertando mais time out do dia ou desengatar da nossa revolucionária tecnologia - parecem insuficientes.

Judy Wajcman, professor de sociologia da London School of Economics, recorda um tempo no passado recente, quando se esperava uma grande utopia do lazer humano após a automação de máquinas. Nesse futuro brilhante, os trabalhadores seriam poupados das fábricas sujas e a vida doméstica seria liberada das tarefas rotineiras. Isso tornou-se realidade, com certeza, mas agora estamos fora do trabalho e pagando caro para as modernas "conveniências".

O que está claro é que os seres humanos não são capazes de combinar seu smartphone quando se trata de estar sempre ligado e pronto para trabalhar. Fazer pausas durante o dia é essencial, e quando você está aprendendo a ser mais eficaz no trabalho, isto pode ajudá-lo a economizar tempo importante para a família e amigos.

Parece que todo o esforço necessário para viver em um ambiente urbano moderno - onde cozinha interessante e novela de entretenimento são infinitas - nos leva para lenta e chata vida da comunidade, você não está sozinho. Mas buscar a auto-satisfação é a receita para a infelicidade, diz a colunista americana Lenore Skenazy. Ela oferece dicas sobre como colocar a tecnologia distante e voltar ao mundo dos vivos. Afinal de contas, são as relações humanas que nos tornam seguros e felizes:




comentários via Disqus