Nosso blog

Quem são os três fabricantes que comandam o mercado nacional de ERP?

Apenas três fabricantes de software de ERP - Totvs, SAP e Oracle - detêm juntos, 83% do mercado nacional. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o mercado brasileiro de sistemas de gestão empresarial (ERP) é o segundo que mais cresce globalmente.


As cinco principais áreas do ERP

A Totvs lidera o mercado de sistemas de gestão com 37% de participação, seguida pela SAP com uma fatia de 30% e a Oracle, com 16% - os 17% restantes são distribuídos entre empresas como a Infor, QAD, Senior e StarSoft, entre outras.

Quando considerado somente o segmento de grandes empresas, a SAP domina com 52% de market share, acompanhada da Oracle com 21% de participação e a Totvs, com 20%. Por outro lado, ao analisar apenas do mercado de pequenas empresas, a Totvs prevalece com 52% de participação, ficando a SAP e a Oracle com 9% cada uma, e os 30% restantes estão distribuídos entre empresas menores.

A pesquisa da FGV também revela que o Brasil tem hoje 136 milhões de computadores em operação, dos quais 18 milhões são tablets, o que dá uma densidade de 67% per capita, ou dois computadores para cada três habitantes. A projeção é que, nos próximos dois anos, a relação chegue a um computador por habitante, ou seja, cerca de 200 milhões.

Na avaliação do professor Fernando Meirelles, responsável pela pesquisa, os preços mais acessíveis permitiram a popularização dos computadores nos últimos dois anos. Segundo ele, as vendas continuarão a crescer neste ano - a previsão é um aumento de 10%.

comentários via Disqus