Nosso blog

Previsões para a internet nas próximas décadas

Reconhecidos especialistas em Internet, tecnologia e política já opinaram sobre o que podemos esperar na próxima década, quando se trata de conectividade e seus efeitos sobre a sociedade.


Pessoas compartilhando conhecimento



O relatório do Pew Research perguntou a milhares de especialistas e membros do público opiniões sobre "os impactos globais mais significativos de nossos usos da Internet sobre a humanidade" - e alguns tiveram uma visão mais otimista do que outros.

David Hughes, pioneiro na Internet, concordou: "Quando cada pessoa neste planeta puder alcançar e se comunicar em via de mão dupla, com todas as outras pessoas no planeta, o poder dos Estados-nação para controlar todos os seres humanos dentro de suas fronteiras geográficas pode começar a diminuir.".

A tecnologia dos wearables poderia monitorar mais do que apenas passos, previu Aron Roberts da UC Berkeley - ou fazer mais do que apenas monitorar: "Nós podemos literalmente sermos capazes de ajustar ambos os medicamentos e mudanças de estilo de vida em uma base dia-a-dia ou mesmo uma base de hora em hora. "

"Será que a Internet tornará possível para toda a nossa civilização entrar em colapso junto, em uma grande e terrível pilha? Possivelmente", admitiu Harvard Doc Searls. "Mas a internet já tornou possível para nós usar uma das nossas graças únicas - a capacidade de compartilhar conhecimento - para o bem, e num grau nunca antes possível"

comentários via Disqus