Nosso blog

Pensando em Mídias Sociais

"O paradoxo das redes sociais segundo o livro ""Estratégia em Midias Sociais"", de Fabio Cipriani."


"Há uma quantidade bastante razoável de bibliografia em relação às redes sociais, embora a maioria ainda seja traduções de obras estrangeiras.

O livro ""Estratégia em Midias Sociais"", de Fabio Cipriani, é resultado de um trabalho muito interessante em termos de conteúdo e pesquisa, com forte fundamentação acadêmica, embora com uma linguagem simples e de fácil entendimento.

Seu primeiro capítulo gira em torno do paradoxo das mídias sociais. São altamente recomendadas para empresas, impulsionam negócios, geram lucros e intensificam a visibilidade da marca. Mas são mais complexas do que imaginam a grande maioria dos empresários. Precisam primeiramente de uma estratégia bem definida, que só pode ser bem feita por especialistas da área.

Fabio Cipriani, ainda neste primeiro capítulo, ilustra a situação de maneira clara e objetiva.

""Vamos pensar em midias sociais.
Aquela sua concorrente fez um blog, criou uma comunidade no Facebook, postou o novo anúncio de publicidade no Youtube, tem um canal de comunicação no Twitter e está com tudo ou, ao menos, aparenta estar. Você pesquisa sobre a categoria do seu produto no Google, e o primeiro resultado é da sua concorrente. Você conversa com seu departamento de marketing e percebe que seus clientes estão mudando para o produto do seu concorrente. Você pergunta para seus clientes o porquê dessa mudança e a única resposta que obtém é: ""Eles entendem o que nós queremos!"" ou ""Eles estão abertos às nossas sugestões"".
Já desnorteado, você decide navegar pelos principais blogs, websites e artigos de especialistas para entender o que está acontecendo com o mercado e, no final das contas, acaba se surpreendendo ao ver que vários desses blogs e websites apresentam belos e vistosos estudos de caso do... hã?... isso mesmo! do seu concorrente.
Motivado por tanta raiva e desgosto, você reúne seus executivos e sanciona que a partir da próxima semana a companhia deve ter um blog, um perfil no Facebook e uma conta no Twitter. Assim, de repente e sem alinhar a inicativa com a estratégia da empresa, você mergulha no lago profundo das mídias sociais. O tempo passa e, depois de alguns meses, você percebe que sua empresa não obteve nenhum resultado satisfatório, nem mesmo usando a ajuda da sua agência de comunicação ou marketing preferida, praticamente nada mudou. Existem até posts em blogs ridicularizando suas iniciativas, dizendo que a sua empresa está tendo dificuldades de se comunicar com o público.

Essa história pode parecer um pouco exagerada, mas é exatamente o que está acontecendo no Brasil e no mundo: muitas emrpesas que se aventuram no novo mundo das mídias sociais estão frustradas com os resultados conseguem entender a receita de sucesso. Muitas vezes elas nem consegueme apresentar as variáveis que mensuram esse grau de frustração. Elas não entendem o que deu errado.

Você substimou a complexidade das mídias sociais.""

(Cipriani, Fabio. Estratégia em mídias sociais. Editora Elsevier)."

comentários via Disqus