Nosso blog

Tumblr, uma rede social esquecida

Enquanto os cientistas de rede têm ficado em cima de dados do Twitter e Facebook, esqueceram do Tumblr. Agora eles começaram a se perguntar como esta rede se difere do resto.


Logo do tumblr

O estudo das redes sociais tomou conta da rotina de cientistas da computação nos últimos anos. Em particular, pesquisadores se concentraram em algumas das maiores redes que deixaram seus dados disponíveis, tais como redes de telefonia móvel, Wikipedia e Twitter.

Mas na pressa, uma rede foi meio ignorada pelos pesquisadores: o Tumblr, uma plataforma de microblog semelhante ao Twitter. Então, é uma questão interessante observar como uma rede associada ao Tumblr é diferente de uma rede do Twitter.

Hoje temos uma resposta, graças ao trabalho de Yi Chang e amigos no Yahoo Labs em Sunnyvale. Eles apontam que pouco se sabe sobre o Tumblr em comparação com outras redes como o Twitter e começou a mudar isso.

As estatísticas básicas são simples. O Tumblr é um serviço de microblog com cerca de 160 milhões de usuários que, juntos, têm publicado mais de 70 bilhões de mensagens.

A diferença mais significativa entre o Tumblr e seu primo maior, o Twitter, é que não há limite para o tamanho das mensagens que os usuários podem criar. Por outro lado, o Twitter impõe o famoso limite de 140 caracteres em todas as suas mensagens. O Tumblr também suporta mensagens multimídia, como imagens, áudio e vídeo.

Outra diferença importante é que o Tumblr não exige que os usuários preencham informações básicas do perfil, tais como gênero ou localização. Então, isso faz com que a análise seja um pouco mais complicada em comparação com outras redes que coletam essas informações. No entanto, Chang e co dizem que os usuários do Tumblr tendem a ser muito mais jovens que as pessoas em outras redes, com a maioria dos usuários menores de 25 anos.

Chang e co estudam a natureza do Tumblr usando um subconjunto de quase 600 milhões de posts publicados na rede entre agosto e setembro do ano passado. Eles dizem que mais de 90% dessas mensagens envolvem fotos ou texto. Apesar de apoiar outros tipos de mídia, estes claramente não se tornaram populares no Tumblr.

Uma questão interessante é se o Tumblr se assemelha mais a rede blogosfera do que a uma rede de microblogging como o Twitter.

Existem diferenças significativas entre estes tipos de rede. Uma característica fundamental do Twitter é que há uma boa dose de reciprocidade entre os usuários. A reciprocidade é a probabilidade de que se o usuário segue um usuário b, então b também segue a.

Na blogosfera, a reciprocidade é quase inexistente. Apenas 3% dos blogueiros têm este tipo de ligação recíproca. No Twitter, no entanto, a proporção é muito maior: cerca de 22% dos tweets tem ligações recíprocas.

A este respeito, o Tumblr é ainda mais denso do que o Twitter, com quase 30% de ligações a serem correspondidas. Além do mais, a distância média entre dois usuários no Tumblr é de 4,7; em outras palavras, um usuário pode se conectar a outro em uma média de 4,7 passos. Isso é metade da distância da blogosfera e quase o mesmo que as distâncias do Facebook e Twitter.

Qual o comprimento das mensagens do Tumblr, uma vez que não há limite de caracteres? O post tem em média 427 caracteres e 1/4 deles tem mais que os 140 caracteres do Twitter. Por outro lado, a duração média de um tweet é de apenas 68 caracteres.

Finalmente, Chang e co concluíram que o conteúdo tende a ser anunciado mais rapidamente no Tumblr. "Cerca de 3/4 dos primeiros reblogs ocorrem na primeira hora e 95,84% aparecem dentro de um dia", disseram. Por outro lado, no Twitter a metade dos retweetings ocorre dentro de uma hora e 75% dentro de um dia". "O Tumblr é mais vibrante e mais rápido", dizem os pesquisadores do Yahoo.

Este trabalho apresenta um resumo útil de como era o Tumblr no final de 2013. Como tal, ele permitirá que os pesquisadores entendam como a rede evolui no futuro. Isso vai ser importante para o Yahoo, que em maio de 2013, pagou mais de US $ 1 bilhão para o Tumblr. Portanto, não é tão surpreendente que eles queiram entender o que eles compraram.

O que é um pouco intrigante, porém, é que eles esperaram até agora para descobrir.

comentários via Disqus