Nosso blog

Marketing Digital: por que falam tanto sobre isso?

Quais as possibilidades do Marketing Digital que vem atraindo pequenas e grandes empresas?


Nomes de redes sociais espalhadas em fundo preto


O Marketing Digital é o conjunto de ações que empresas podem (e devem) adotar nos meios digitais, em especial na Internet. Nas palavras de Chris Anderson, ""o marketing digital engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência"".

São muitas as ferramentas do Marketing Digital, e a cada dia novas surgem neste mercado que é dinâmico e que está em constante processo de atualização.

As principais delas são:

> Redes Sociais ou SMM

O marketing em redes sociais é o exemplo clássico do Marketing Digital. São, segundo dados da International Telecommunication Union, mais de 1 bilhão de usuários de redes sociais no mundo, sendo 900 milhões só no Facebook. Falar para 1/7 da população mundial é uma oportunidade que as empresas estão começando a enxergar.

Cada rede social possui um público e fins específicos, portanto cada uma exige um modo diferente de ser trabalhada. O objetivo do SMM (Social Media Marketing, em português Marketing em Mídia Social) é criar conteúdo de qualidade e encorajar os leitores a compartilhar o seu conteúdo pela web.

> E-mail Marketing

O e-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto e digital. Se pautado por princípios éticos (que o diferenciam do chamado spam) pode ser utilizado na oferta de produtos e serviços, na promoção de itens adicionais e de interesse específico, bem como em campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, cartões comemorativos e de aniversário, além de envios de informativos periódicos.

> SEO / SMO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de seu site em diversos mecanismos de busca, como Google e Yahoo. Quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica.

O SMO (Social Media Optimization), por sua vez, refere-se ao conjunto de estratégias que visam melhorar a exposição da marca nas próprias redes sociais. Fazer com que o conteúdo de determinada empresa circule nas redes sociais, seja compartilhado e gere interesse.

> Links Patrocinados

O Link Patrocinado é um serviço pago oferecido pelas ferramentas de busca, como Google, Yahoo, UOL, para que seu site tenha destaque nas buscas. Para isso, a empresa estuda as palavras-chaves mais relevantes, escolhe as que julgar de maior interesse e paga para que, quando um usuário utilizar esta palavra-chave para realizar a busca, seu site apareça de maneira privilegiada.

> E-commerce

É um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador. Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital aplicada aos negócios, permeando a aquisição de bens, produtos ou serviços. E-commerce é, resumidamente, o ato de comprar e vender na Internet.

> Advergames

Fusão das palavras Advertise (propaganda) e videogame (jogo eletrônico), é o nome dado a estratégia de marketing que usa jogos eletrônicos como ferramenta para divulgar e promover marcas, produtos ou serviços. Podem ser considerados advergames desde jogos exclusivamente desenvolvidos com fins publicitários até jogos diversos que contenham mensagens publicitárias em sua interface, sem ter relação direta com a estratégia de jogabilidade.

comentários via Disqus