Nosso blog

Empresas estão usando as mídias sociais como ferramenta de negócios

Com a popularidade das redes sociais entre os jovens, é possível notar a entrada delas no mundo dos negócios pouco a pouco. De acordo com um estudo da Universidade de Massachusetts Dartmouth, que procura mostrar o uso das ferramentas sociais nas empresas de crescimento mais rápido nos EUA e no mundo, as redes sociais estão sendo amplamente utilizadas para impulsionar vendas e monitorar marcas ou produtos.


ícones de algumas mídias sociais

Sites de compartilhamento de fotos e vídeos - tais como YouTube, Pinterest e o próprio Instagram - estão se tornando cada vez mais atraentes para as empresas e cresceram em popularidade no ano passado.

Já os sites de relacionamento também voltaram a crescer em 2013 para 84%, seguido pelo Twitter que cresceu 7%, os blogs, 8%, o Pinterest, 15%, e o YouTube, 20%.

Um ótimo exemplo é o LinkedIn, que registrou crescimento de 88% no ano passado, mantendo-se em primeiro lugar entre as 500 maiores companhias do mundo, com base no ranking Fortune Global 500 e Inc. 500. A pesquisa aponta que o site tem alcançado rápida penetração no mundo dos negócios, além de mostrar que o uso das mídias sociais dentro das empresas mudou radicalmente nos últimos 12 meses.

As empresas perceberam que o Twitter é a plataforma que tem o maior potencial para ajudar a impulsionar as vendas. Executivos em cargos de direção em empresas com faturamento anual entre US$3 milhões e mais de US$ 200 milhões foram consultados pela pesquisa. Ao serem questionados sobre quais plataformas de mídia social sentiam ter maior potencial para auxiliar no crescimento do negócio, 61% deles apontaram o Twitter, enquanto 55% indicaram o Facebook e 31%, o Pinterest. Outras opções citadas foram o LinkedIn e o YouTube.

Cerca de 45% dos executivos entrevistados indicaram que estão acompanhando a evolução das vendas através de plataformas de mídia social. Quando solicitados a estimar o percentual total de vendas anuais provenientes do Facebook, Twitter e Pinterest, 50% disseram acreditar que elas são limitadas a menos de 1%. Mesmo assim, 2% estimam que mais de 10% de suas vendas anuais advêm do Facebook, Twitter ou Pinterest. Entre aqueles que não utilizam mídias sociais para acompanhamento das vendas, 29% disseram que pretendem aderir a essas ferramentas nos próximos 12 meses.

comentários via Disqus