Nosso blog

Conheça as previsões para Big Data em 2014

O Big Data foi uma das chamadas "buzzwords" de 2013 com diversas mudanças que foram acontecendo ao longo do ano no mercado. Tivemos a chance de ver o Hadoop (plataforma de software em Java de computação distribuída voltada para clusters e processamento de grandes massas de dados) evoluir até se tornar uma ferramenta indispensável. Empresas começaram a adotar tecnologias de Big Data e a colocar aplicações em produção. E agora a pergunta que não quer calar é: o que esperar do Big Data em 2014?


Infográfico 4Vs Big Data


O Big Data foi uma das chamadas "buzzwords" de 2013 com diversas mudanças que foram acontecendo ao longo do ano no mercado. Tivemos a chance de ver o Hadoop (plataforma de software em Java de computação distribuída voltada para clusters e processamento de grandes massas de dados) evoluir até se tornar uma ferramenta indispensável. Empresas começaram a adotar tecnologias de Big Data e a colocar aplicações em produção.

E agora a pergunta que não quer calar é: o que esperar do Big Data em 2014?


1 - As pessoas vão parar de falar em Big Data e pensar mais no que realmente significa

Em 2014, o fascínio pelo Big Data pode até sair de moda, mas a tecnologia em si estará em evidência, de acordo com a Gainsight, que usa grandes análise de dados na sua plataforma SaaS para fornecer o que chama de "gestão de sucesso do cliente". A Gainsight acredita que cada fornecedor de aplicações em nuvem irá fazer evoluir a sua infraestrutura de back-end para apoiar os princípios de Big Data em 2014.

2 - Hadoop passa de curiosidade a essencial

A nuvem não será o único lugar onde a tecnologia de Big Data se tornará conhecida. Em 2014, o Hadoop irá mover-se para além do processamento de dados em "batch" (um arquivo de computador utilizado para automatizar tarefas) e armazenamento para ser uma infraestrutura de computação de propósito geral central para o uso de dados pela empresa, de acordo com o Alteryx.

3 - As empresas serão pró-ativas no aproveitamento de dados dos clientes

As corporações vão levar a sério o aproveitamento das migalhas digitais deixadas pelos clientes ao interagirem com os produtos e serviços online. Para chegar lá, as análises de dados terão de ir para lá da BI (Business intelligence) e fornecer valor para os negócios.

4 - Um novo jogo no marketing

Este será um grande ano para a analítica e o Big Data para fins de marketing, influenciando a publicidade, as promoções e o comportamento do consumidor, diz a Alteryx. Vão surgir inovações na altura do Mundial de Futebol e dos Jogos Olímpicos de Inverno.

5 - Analistas modernos importam mais do que cientistas de dados

Capacitar os analistas alocados nos departamentos de negócios em Big Data e analítica será mais importante do que contratar cientistas de dados, segundo a Alteryx. Isso irá reduzir os elevados salários oferecidos aos cientistas de dados em 2014, segundo a empresa.

6 - A Internet das Coisas irá evoluir para a Web das Coisas

O Institute for Electrical and Electronics Engineers (IEEE) acredita que 2014 será o ano em que a Internet das Coisas - onde os objetos identificáveis estarão perfeitamente integrados na rede de informação - cederá lugar à Web das Coisas, que vai tirar proveito da capacidade dos dispositivos móveis e dos sensores para observar e monitorar o ambiente para aumentar a coordenação entre as coisas do mundo real e os seus homólogos na Web.

7 - Do Big Data ao Extreme Data

Os três "Vs" do Big Data - volume, velocidade e variedade (vejam que na interpretação/ilustração da IBM existe o quarto "V" de Veracidade) - continuarão a crescer exponencialmente em 2014, e mais ferramentas de analítica simples serão necessárias para impulsionar o uso desse "dilúvio de dados".

8 - R substituirá soluções legadas SAS e será "mainstream"

A analítica com base na linguagem de programação R, voltada especificamente para análises estatísticas realizadas pelos cientistas de dados, será "mainstream" em 2014, de acordo com a Alteryx, acompanhando ambientes legados como SAS e SPSS

9 - Hadoop com poderosas aplicações, sob medida, em tempo real

No próximo ano veremos uma explosão de aplicações interativas - Web, móveis e sociais - desenvolvidos sobre a plataforma Hadoop, interagindo com as pessoas em tempo real.

10 - Vão emergir novas soluções de analítica

Novas soluções para bases de dados, analítica e visualização vão perturbar os tradicionais mega-fornecedores, que irão responder com mais fusões e aquisições.


Fonte: Computerworld

comentários via Disqus