Nosso blog

3 motivos para suas campanhas de Email Marketing fracassarem

Apesar de o email marketing ser o meio com, muitas das vezes, maior ROI, e um canal com maior taxa de conversão e mais eficiente ao entregar uma mensagem, muitas campanhas falham. Aqui estão os principais motivos pelos quais isso pode acontecer.


um mouse ligado a uma carta de email

1. A mensagem não era esperada

Se a pessoa não assinou sua newsletter ou de alguma outra forma lhe deu acesso ao email, é muito provável que quando sua mensagem chegar ela seja marcada como SPAM. As pessoas escolhem o que querem ver e prestar atenção, então receber um email não esperado, na maioria das vezes, não será muito agradável.


2. Quem recebe não tem a percepção que ele vale a pena

Para sua mensagem ser relevante, é essencial colher dados, conhecer o potencial cliente e segmentar de acordo com esses dados. Assim você pode direcionar pelo perfil, interesse, estágio de compra e etc.

Em vários casos, a mensagem é relevante, mas o usuário não conseguiu ter essa percepção por culpa da forma como tudo foi apresentado.

O ideal é antecipar as dúvidas e problemas que o seu Lead tem e endereçar isso no texto, mostrando como vai resolver, suas chances aumentam bastante.

Dar um tom mais pessoal à mensagem, mostrar provas sociais, histórico e outros indicadores podem ajudar a tornar a mensagem mais convincente. Além disso, sempre quebre em parágrafos e facilite a leitura. Também procure deixar muito claro onde o usuário deve clicar e o que ele deve fazer.


3. Você não usa uma boa ferramenta

Um problema comum, principalmente em ferramentas gratuitas, é dividir o IP de envio com muitos usuários que não estão enviando campanhas de boa qualidade.

Com isso, o IP compartilhado acaba tendo sua reputação manchada e esse é um dos fatores mais importantes para que uma campanha vá direto para a caixa de SPAM e tenha resultados ruins.

Conseguir identificar e segmentar por número de conversões, cargo e os interesses de alguém, por exemplo, não é algo disponível em qualquer ferramenta. Também não é sempre que dá para identificar isso e direcionar adequadamente com a automação de marketing.


O g-mailer é a solução de mail-marketing desenvolvida pela Go2web, é totalmente integrado com módulos de produção, edição, envio e análise dos resultados de campanhas de email marketing.

O g-mailer permite a qualquer pessoa, sem conhecimentos técnicos das linguagens de programação ou apresentação, atualizar as informações contidas em sua newsletter a partir de qualquer lugar, de forma simples, rápida e prática.

comentários via Disqus