O Ano Novo é uma oportunidade para a indústria de M&A dar um passo para trás e reavaliar várias estratégias para o futuro. Isso é especialmente verdadeiro no mundo OTT. A proliferação de conteúdo em uma gama cada vez mais ampla de dispositivos e ofertas diretas ao consumidor é uma tendência que mostra um alto potencial de crescimento à medida que entramos em um novo ano. Abaixo estão quatro estratégias principais que os jogadores de OTT devem considerar em 2021 para otimizar as receitas e perceber sua oportunidade de mercado.
1. O Game Changer - Sports OTT
A redução nos custos de produção e distribuição impulsionada pela tecnologia disponível por meio da nuvem diminuiu as barreiras de entrada e tornou as propostas do D2C uma realidade. Isso significa que as federações e ligas esportivas anteriormente impedidas de oferecer seu próprio serviço OTT agora têm uma oportunidade real de oferecer uma solução envolvente e envolvente para seus fãs.
Federações esportivas de todos os tamanhos agora podem se envolver com suas bases globais de fãs. Historicamente, esse era um problema, pois era simplesmente muito caro hospedar seu próprio conteúdo, com exceção de alguns jogos importantes que seriam selecionados por canais de distribuição tradicionais. Isso resultou em uma grande quantidade de conteúdo que nunca viu a luz do dia, apesar da demanda por seus fãs. Agora, as forças conjuntas de OTT como método de distribuição e a nuvem como base de tecnologia significa que as federações esportivas têm potencial para ganhar muito!
Não só é possível para qualquer esporte atingir um público global, mas também abre a porta para novas maneiras de se envolver com os fãs, oferecendo soluções que combinam vários conjuntos de dados em um único aplicativo, continuam a experiência além do estádio para a tela e constrói relacionamentos e compreensão do comportamento dos fãs além dos limites das plataformas existentes, como o YouTube. Em essência, isso permite que as organizações esportivas criem sua própria Casa do Esporte - e como existem tantos pilotos de esportes OTT quanto corridas, agora existem muitas maneiras de colocar um serviço no mercado.
2. Homem vs. Máquina - Recomendações do visualizador
A indústria continua a trabalhar no desenvolvimento de personalização e recomendações que realmente impulsionam a felicidade do consumidor e, por fim, a monetização. Com a Netflix atualmente testando sua própria experiência linear com base no conteúdo SVOD recomendado, as coisas estão ficando interessantes.
O objetivo é um conceito direto - mostrar ao espectador o que, onde e quando ele quiser. Embora possa parecer simples, na verdade é uma conversa muito mais complicada. A indústria tem trabalhado para personalizar o conteúdo para o visualizador por meio de recomendações por meio de algoritmos básicos que são orientados pela edição, como o gênero do conteúdo ou o ator apresentado. Infelizmente, o comportamento humano muda diariamente - senão de hora em hora. Só porque um telespectador assistiu a uma partida de futebol na segunda-feira, isso não significa que deseja ser inundado com inúmeros conteúdos relacionados a esportes pelo resto da semana. Isso torna extremamente difícil o treinamento de IA e tecnologias de aprendizado de máquina para entender o comportamento do consumidor.
O que é promissor para o futuro é a perspectiva de IA avançada que realmente entenda o comportamento do visualizador OTT. Quando feito corretamente, essas tecnologias detectariam nuances em conjuntos de dados que você não veria se usasse um painel simples. Esta abordagem tem mais a oferecer ao mercado OTT do que qualquer uma das recomendações tradicionais e manobras de personalização que vimos até agora.
3. Menos é mais - Otimizando recursos de UX
Quando se trata de recursos de experiência do usuário (UX) - e, como resultado, a felicidade do usuário - a navegação e a simplicidade são essenciais. Conforme os consumidores compram as várias ofertas OTT disponíveis para eles, a capacidade de navegar nas inúmeras plataformas e garantir que o cliente possa encontrar facilmente o que deseja é fundamental para o sucesso. Ao contrário da crença popular, mais não é melhor. Muitos recursos dentro da UX podem soar como um grande valor agregado para os espectadores, mas na realidade, eles apenas complicam e acabam estragando a experiência.
Isso é especialmente verdadeiro com OTT esportivo e engajamento de fãs. Os fãs sabem como desejam interagir com o conteúdo - não precisam ser informados. Fundamentalmente, os espectadores querem apenas obter o conteúdo que desejam de forma rápida, fácil e sem muito esforço. Não diga o que eles querem, mas dê-lhes ferramentas simples para que possam moldar a experiência de acordo com seus gostos e necessidades.
4. Proteção de Conteúdo e Serviço - Uma Abordagem Abrangente
Quando se trata da indústria de mídia, você é tão bom quanto o conteúdo que pode fornecer. É por isso que é fundamental ter uma estratégia forte de proteção de serviço e conteúdo de serviço completo. Por natureza, a proliferação de OTT significa mais fluxos, mais redes e mais dispositivos. A pirataria não é mais um caminho linear a ser protegido. É um labirinto complicado com vários pontos de ataque para os piratas explorarem. É por isso que uma abordagem abrangente de proteção de conteúdo e serviço é necessária.
A indústria está lentamente se alinhando com diferentes grupos e participantes se reunindo para fazer sua parte para proteger conteúdo valioso. Isso inclui a implementação da abordagem correta de proteção de streaming ativo em toda a cadeia de valor. Isso pode começar com a necessidade de mostrar conformidade por meio de soluções como marca d'água forense ou multi-DRM. Ao mesmo tempo, uma plataforma de segurança centralizada pode garantir um conjunto completo de recursos em redes de transmissão e IP que podem proteger contra várias ameaças.
Para proteger ainda mais o serviço, as operadoras também podem integrar serviços antipirataria para responder ao uso ilícito do serviço e tomar medidas para mitigar o risco de perda, como remoções e mensagens de aviso para o dispositivo final. E, para garantir que as melhores decisões de negócios estejam sendo tomadas, ferramentas analíticas de aprendizado de máquina e IA podem ser adicionadas para informar efetivamente as partes interessadas de negócios nos níveis executivo e operacional para garantir que toda a cadeia esteja segura.
Com tanta inovação e oportunidade disponíveis na indústria, é um momento verdadeiramente emocionante para se estar no espaço OTT. Ao revisar as quatro estratégias listadas acima, você pode estar bem informado e bem posicionado para o sucesso em 2021 e além.
Tim Pearson, Senior Director, Product Marketing, NAGRA