E-mail ágil criativo significa criação e curadoria de conteúdo de e-mail não antes de enviar, ou no envio (com conteúdo automatizado ou dinâmico), mas no momento em que o cliente abre ou reabre um e-mail.
Este ágil criativo permite que o comerciante altere as imagens em um e-mail dependendo do tempo de abertura, localização de abertura (através do endereço IP), tempo naquela área particular, ou o dispositivo no qual e-mail foi aberto.
Movable Ink é uma empresa que atualmente fornece esta tecnologia como parte de sua construção de e-mail e plataforma de ideias, uma camada que fica acima do provedor de serviços de e-mail de uma empresa. Falei com Matt Potter, VP do Reino Unido e EMEA, para obter um pouco mais de detalhes sobre e-mail ágil criativo.
O que pode ser feito com esta tecnologia e em que setores ela pode se mostrar útil?
Racionalizar a experiência do cliente
Muito do que este ágil criativo pode alcançar resume-se a eliminação de etapas no percurso do usuário quando eles abrem um e-mail.
Reconhecimento de dispositivos é um bom exemplo de onde o percurso de um e-mail pode ser racionalizado. No exemplo abaixo, da Seamless, você pode ver que a call to action para baixar o aplicativo da empresa foi adaptada para o dispositivo que o usuário abriu o e-mail.
Neste caso, o dispositivo é iOS, e a imagem baixada leva o usuário a fazer o download a partir da App Store e está linkada a página correta na loja da Apple.
Se o usuário abriu o e-mail em um telefone Android(ou reabriu o e-mail em um Android), a imagem do Google Play e o link teriam sido baixados como parte do e-mail.
Estes ágeis criativos evitam que o usuário tenha que clicar primeiro para uma página de destino, para em seguida selecionar a loja de app correta. Este tipo de otimização irá provavelmente aumentar a proporção de clientes que baixam o aplicativo, já que menos irão cair no esquecimento depois de clicar para fazer o download.
Se este tipo de segmentação for feita com base no comportamento passado do usuário (e não ágil criativo), pode haver alguns casos em que o usuário mudou de dispositivo e, portanto, a personalização seria imprecisa.
Localizações segmentadas
Aqui está um exemplo do uso ágil criativo para direcionar os usuários em determinados locais com conteúdo apropriado, com a realização de qualquer segmentação anterior.
O campeonato de basquete da NCAA Men's Division 1 nos EUA acontece todo mês de março. Finish Line queria promover mercadoria aos clientes ao redor de cada escola envolvida.
O endereço IP do dispositivo em que o e-mail é aberto é usado para localizar um usuário. Se o IP é registrado a menos de 100 quilômetros de uma das quatro escolas, uma equipe especial de mercadoria será promovida na imagem que carrega o e-mail.
Se o destinatário está fora destas zonas, uma imagem padrão que mostra todas as quatro equipes é baixada (no lado direito na imagem abaixo).
Sem entrega para promoções expiradas
Usando o ágil criativo para baixar imagens diferentes para as promoções dependendo da hora em que o destinatário abre o e-mail permite que a empresa se adapte. O relógio de contagem regressiva em e-mails é o uso tradicional ou original do ágil criativo, mas isso pode ser levado mais longe e ser mais sofisticado.
Essa tática também permite aos comerciantes, quando a promoção já expirou, carregar uma imagem no e-mail explicando isso e apontando o destinatário para uma página de destino diferente ou mais apropriada.
Este exemplo da Boden mostra exatamente essa tática em uso. O segundo e-mail mostra o que acontece quando aberto após a expiração. Observe a call to action para fazer com que a Boden seja uma prioridade da próxima vez.
Conteúdo durante a promoção...
...e após a promoção expirar.
Quais os setores que poderiam realmente levantar seu jogo?
Publishing
Sincronizar o conteúdo da web em imagens de e-mail, ou de fato adicionar uma funcionalidade de RSS no e-mail, seria um benefício para os editores.
Imagine enviar ofertas de upgrade para usuários registrados de graça onde o conteúdo é em tempo real após a abertura. Isso poderia permitir que as editoras fornecessem uma call to action relevante e atraente para a ação, como parte de uma estratégia de acesso pago.
Viagem
Viajar é tão sensível ao tempo, tanto a reserva quanto ao pegar o seu lugar no avião ou quarto de hotel.
O ágil criativo poderia ser usado para alterar mensagens para reservas potenciais de assento sobre quantos assentos ainda estão disponíveis no avião. Também poderia ser usado para deixar o cliente saber o próximo passo do seu voo, se é o check-in ou deixar sua mala ou se é o check-in para a volta.
Sim, estes são casos em que e-mails subsequentes poderiam ser acionados, também, mas a capacidade de poder mudar um link em um e-mail antigo poderia trabalhar para tentar uma recolocação ou uma nova mensagem para pessoas que irão abrir novamente o e-mail.