Afinal, o que você quer comunicar para o seu público? E o que você já está comunicando? A web oferece um leque de recursos para você atingir seus objetivos, mas é preciso, antes de tudo, esclarecer que objetivos são esses.
A Teoria da Comunicação nos ensina que qualquer coisa é capaz de comunicar algo. Entende-se por comunicar o ato de informar (em seu conceito mais generalista), seja por meio de palavras, imagens, cores e até mesmo sons.
Trazendo esta definição para o dia-a-dia, tomamos a consciência de sua veracidade e dimensão: um sorriso comunica que estamos felizes, um vestido de noiva comunica a iminência de um casamento, um sinal vermelho comunica que o veículo deve parar.
A sua empresa também tem o poder de comunicar e, mais do que isso, já está comunicando algo desde o momento em que uma logomarca foi desenvolvida, um plano de metas foi detalhado e uma visão foi escolhida como coerente.
Mas, afinal, o que sua empresa quer comunicar? Na verdade, é preciso deixar claro que isto não é uma escolha. São pequenas escolhas, muitas delas espontâneas, que vão determinar a comunicação.
No caso de empresas prestadoras de serviço, o desafio é ainda maior. Uma empresa com vinte clientes, por exemplo, está sendo associada há vinte marcas que comunicam vinte diferentes coisas.
Pensando nisso, procuramos desenvolver um passo-a-passo que poderá ser muito útil no desenvolvimento de estratégias de comunicação especificamente na web.
PARA EMPRESAS QUE JÁ POSSUEM UM WEBSITE:
Faça esta pesquisa com vinte pessoas: cinco delas devem ser funcionários da empresa, em cargos desde direção até estágios. Preferencialmente, cinco outras nunca acessaram o seu site antes.
- Preste atenção na home do seu site por um trinta segundos. Depois disso, escreva em um papel cinco palavras que você lembra ter lido. Escreva também qual a cor que mais se destaca. Por fim, em que área trabalha aquela empresa.
Analise as respostas. Elas estão em sintonia com o que era desejável transmitir na home?
CASO VOCÊ NÃO SAIBA O QUE ERA DESEJÁVEL TRANSMITIR
Não é uma tarefa fácil saber o que a sua empresa deve transmitir para seus clientes e possíveis clientes. Muitos procuram, primeiro, analisar qual o público-alvo, uma vez que existem modelos já criados em relação ao que procura cada classe social ou gênero: é sabido que um público classe D e E procura preços competitivos, enquanto homens se preocupam mais com praticidade e mulheres com conforto.
Tais paradigmas, porém, mostram-se frágeis em um momento em que a segmentação de público já não é tão rígida. Com as atuais facilidades de pagamento e o crescimento de sites de compra coletivas, classes mais baixas também podem consumir serviços de hotelaria e estética, que há pouco mais de dois anos eram quase exclusivos das classes A, B e C.
Embora seja importante saber O QUE O SEU PÚBLICO PROCURA, mais importante ainda é saber O QUE SUA EMPRESA OFERECE.
Vamos tomar como exemplo a Coca-Cola. Tanto no seu website quanto em seu canal de Youtube, a relação da marca com a palavra FELICIDADE é explícita. Quem assiste suas propagandas na televisão percebe que o objetivo é este: abrir a felicidade seria justamente tomar uma coca-cola.
Alguns blogs, sites e artigos podem ser interessantes para quem procura mais informações a respeito da comunicação em internet.
Para entender o que é comunicar: http://comunicaroque.blogs.sapo.pt/
Para entender o que as cores podem comunicar:
- http://www.teias.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=120:o-simbolismo-e-a-importancia-das-cores&catid=4:autoestima&Itemid=7
- Livro: Psicodinâmica das Cores em Comunicação (http://compare.buscape.com.br/psicodinamica-das-cores-em-comunicacao-5-edicao-revista-e-ampliada-modesto-farina-heliodoro-teixeira-bastos-filho-maria-clotilde-perez-rodrigues-8521203993.html)
Para entender sobre a comunicação empresarial:
-http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaoempresarial.php