Freemium é rei, mas os anúncios no aplicativo estão crescendo rapidamente.
A receita freemium para aplicativos móveis cresceu 211% no ano passado, de acordo com um novo relatório da empresa de análise móvel App Annie e IDC.
Claramente, o free está funcionando.
Enquanto uma forte maioria - 83% dos top mil aplicativos em cada loja de aplicativos iOS e Google Play - rentabilizam via freemium, uma proporção ainda maior de receita gerada por esses top 2000 aplicativos chega via freemium: 92%.
Monetização freemium inclui várias formas de compras no aplicativo, como a compra de bens virtuais como upgrades ou speed-ups, a compra de funcionalidades adicionais como níveis ou conteúdo, a compra de mais tempo para usar o aplicativo, pagando para remover os anúncios, ou uma combinação de tudo isso. O aplicativo do New York Times, por exemplo, permite que você veja um determinado número de artigos, mas bloqueia o resto a menos que você se inscreva.
A opção mais comum de acordo com o levantamento é oferecer funcionalidade adicional por um preço, com mais de 50% dos desenvolvedores da App Annie indicando que este era o seu método preferido.
Naturalmente, a chave para o sucesso como um desenvolvedor de aplicativo que usa o modelo freemium está ficando tão grande quanto a porcentagem de seus usuários gratuitos comprarem algo. Isso é um grande desafio, no entanto, com menos de 5% dos desenvolvedores reportando que mais de 30% de seus usuários tinham comprado algo no app.
Na verdade, 80% dos desenvolvedores informou que menos de 5% de seus usuários fez uma única compra no aplicativo.
Os EUA ainda lideram em receita de aplicativos, com um crescimento de 1,7x no ano passado, enquanto o Japão e a Coreia do Sul estão crescendo em múltiplos mais elevados (2,2x e 2,3x, respectivamente) em bases menores. A Índia está em um crescimento triplo, embora a partir de um ponto de partida muito baixo, e deve ver a receita de aplicativo dar um salto de 870% a partir de 2013 até 2017.
Curiosamente, menos de metade dos desenvolvedores entrevistados disseram que eles usaram publicidade nos aplicativos e 58% disseram que não usaram. Mais uma vez, há uma curva acentuada para realmente começar a ganhar algum dinheiro, com a receita de anúncios de todos os aplicativos de um desenvolvedor só bater US $ 10.000 por mês, no 75º ao 90º percentil.
Muito raramente, os aplicativos de fuga podem fazer mais de US $ 100.000 por mês, disse App Annie, o que, claro, é a experiência do Flappy Bird.
Apesar do número baixo de desenvolvedores que escolhem modelos de receita baseada em publicidade atualmente, o estudo diz que a receita de publicidade móvel no aplicativo irá superar a receita publicitária de exibição no PC em 2017.
Números da IDC citados no relatório sugerem que a proporção de receita publicitária para a receita total do aplicativo irá crescer em todos os principais mercados de telefonia móvel, com os EUA subindo o nível para cerca de 60%; Alemanha, Reino Unido, França e Brasil crescendo significativamente, e apenas a Coreia do Sul e Japão permanecendo abaixo da marca de 50%.
A App Annie e IDC entrevistaram mais de 2.000 desenvolvedores de jogos para a pesquisa.