Para o desfile da Mangueira, a Go2web cria um aplicativo que permite ao usuário receber mais informações sobre enredo, carros e fantasias e também brincar de jurado, dando uma nota para a escola.
O termo segunda tela (second screen) se refere a um dispositivo eletrônico adicional como um smartphone, tablet ou computador que permite ao consumidor interagir com o conteúdo que está consumindo em um dispositivo eletrônico principal, como televisão, rádio e até cinema.
A segunda tela é uma plataforma bastante estratégica para empresas, pois dá vazão a valores como sentimento de pertencimento e participação, além de servir para que o usuário possa obter informações a respeito de horários de transmissão ou tirar dúvidas sobre o que é exibido na tela na TV.
Nos Estados Unidos, 87% dos telespectadores usam pelo menos um dispositivo de segunda tela enquanto assistem televisão. No Brasil, 73% dos brasileiros usuários de internet a utilizam enquanto assistem TV.
O que pauta este fenômeno é a chamada lógica da convergência, em que um dispositivo complementa o outro. O objetivo da segunda tela é fornecer uma experiência extra e complementar àquela primeira, para envolver ainda mais o telespectador com o que está sendo exibido.
A AVENIDA COMO PRIMEIRA TELA
A Go2web desenvolveu um aplicativo de segunda tela para a escola de samba Estação Primeira de Mangueira. No aplicativo, os usuários poderiam receber detalhes sobre o enredo, o samba, as alegorias e as fantasias que assistiam passar pela avenida Marquês de Sapucaí. Durante todo o desfile da escola, uma equipe da Go2web enviava fotos e informações que complementavam as transmitidas pela TV Globo. Neste caso, tanto a emissora quanto a Sapucaí eram as primeiras telas daquele usuário.
A novidade foi amplamente divulgada pela mídia, por se tratar de uma novidade no mundo do samba. Estas matérias, do RJTV e da Veja, explicam melhor essa união entre tecnologia e tradição!
Marcos Freitas