Nosso blog

Você tem problemas para cumprir prazos?

Cumprir prazos e concluí-los é uma prática que podemos aprender aos poucos e com paciência. É importante mudar os hábitos para não errar durante os prazos, período em que ocorrem os problemas mais comuns. Corrigí-los não é tão difícil e pode fazer uma grande diferença no futuro.



#1. Não anotar os prazos
Sempre anote seus prazos em um calendário que você tenha acesso diariamente.

#2. Deixar de pesquisar as opções
Pesquise todas as opções antes de combinar um prazo com seu supervisor. Você pode achar que a tarefa vai demorar uma semana quando na verdade, pode demorar duas.

#3. Ser vítima da falta de motivação
Se você tem um projeto e esqueceu dele, pode ser falta de motivação para concluí-lo. Encontre uma forma de transformar aquele projeto chato em algo divertido. Você pode oferecer a si mesmo uma recompensa caso termine antes do prazo, por exemplo.

#4. Definir prazos irreais
Definir prazos que não sejam realistas pode fazer com que você se esforce mais. Não se sinta pressionado a terminar o projeto de forma rápida, pois ele pode perder qualidade. Se dê tempo suficiente para aprender novas técnicas e completar a tarefa de forma eficiente.

#5. Ter muitos prazos
Nossa sociedade coloca muita pressão sobre as pessoas para realizar tarefas do cotidiano. Escolha prazos diferentes para que possam ser delegados sem que você se estresse. Mantenha seus objetivos equilibrados e crie prazos viáveis para eles.

#6. Estabelecer prazos longos demais
Você pode não se sentir motivado para cumprir um prazo muito longo. Procure diminuir esse prazo em prazos menores para trabalhar na tarefa de maneira consistente.

#7. Falta de um passo-a-passo para cumprir o prazo
Procure dividir seu projeto em várias etapas e marque cada prazo até que o final esteja pronto.

#8. Fixar um prazo quando precisa apenas de paciência
É importante definir um prazo em torno de algo que só precisa de paciência e um pouco de consistência. Alguns detalhes ocorrem naturalmente depois de uma etapa concluída.

#9. Não levar os detalhes em consideração
Organize seu tempo para contemplar o que você quer realizar dentro de seu prazo. Você pode ter esquecido de alguma coisa se apenas criou um prazo de maneira deliberada. Tire alguns dias para verificar tudo que envolve o prazo.

#10. Imitar os outros
Não defina os mesmos prazos que os outros. Seu projeto pode ser bem diferente do projeto do seu colega de trabalho e pode acabar levando mais tempo do que você imagina. Faça o que funciona para você. Estabeleça um prazo individual para você, visando suas limitações e siga em frente.

comentários via Disqus