Nosso blog

Uso corporativo do Instagram

Saiba qual a maneira correta de sua empresa explorar o aplicativo como estratégia de marketing.


logo do instagram



O Instagram é um aplicativo que proporciona aos usuários a chance de compartilhar com sua rede de contatos imagens que, a partir de diversos filtros, tornam-se quase obras-primas, possibilitando olhar única e customizado à experiência.

Febre no mundo inteiro, acaba de conquistar o primeiro lugar entre os aplicativos mais baixados na Apple Store. Também virou notícia ao lançar sua versão para Android e ter, em apenas seis dias, cinco milhões de downloads. Para completar, foi comprado pelo Facebook pela bagatela de US$ 1 bilhão.

É claro que as empresas já perceberam a importância de fazer parte deste mundo. A Starbucks, com quase 30 milhões de fãs no Facebook, saiu na liderança mundial no uso corporativo do Instagram. Com fama de marca mais citada também no Twitter, o compartilhamento de fotos com a #starbucks rapidamente ultrapassou mais de mil menções na rede de fotos.

Com as mudanças que certamente virão depois da aquisição pelo Facebook, o universo de oportunidades a serem exploradas pelas empresas vai crescer ainda mais.
No Brasil, a Levi's é um bom exemplo de marca que fez bom uso da rede como estratégia de fortalecimento da marca. Além de publicar fotos das novas coleções e compartilhá-las no Twitter, posta imagens de pessoas comuns vestindo roupas da grife. Para aproximação com o público, investe também na comunicação bilateral, curtindo também as fotos de outros perfis, aumentando as possibilidades de interação com o consumidor e não apenas como gerador de informações.

Outra novidade a ser explorada pelas marcas no Instagram é o Instafood, um serviço de ações promocionais online, que premia as melhores fotos compartilhadas pelos usuários sobre um determinado tema escolhido, a partir da divulgação da hashtag Instafood associada à hashtag da ação. As fotos vencedoras são premiadas pelos patrocinadores da "missão" e, as marcas são estampadas no banner de divulgação das campanhas. Uma nova alternativa para as empresas, que se projetam através da ação e se mantém próximas dos usuários da rede e, consequentemente, possíveis consumidores, ganhando visibilidade com a repercussão.

Com a gigantesca oferta de conteúdo e opções segmentadas no ambiente online, são inúmeras as possibilidades de proporcionar aos consumidores condições reais de relacionamento e, cabe às marcas, perceberem essas nuances e aproveitarem as tendências e os canais inovadores para suas ações. Proporcionar aos usuários experiências alternativas através das redes sociais é fundamental para a integração das estratégias de posicionamento em um mundo em que a palavra de ordem é compartilhamento, seja de matérias, vídeos, ou claro, fotos.

Neste ensaio fotográfico do mundo online, em que as grandes marcas têm deixado suas impressões digitais, transformando o aplicativo em um verdadeiro fenômeno social, quem ficar de fora pode perder grandes oportunidades de próximos clicks.

Texto de Maíra Vieira, com adaptações.

comentários via Disqus