Nosso blog

TV Digital

A TV Digital é um novo componente que permite ao espectador assistir imagens e ouvir sons de qualidade superior, além de poder ter a portabilidade e a interatividade como aliadas.


Homem olhando uma TV Digital



A TV Digital é um novo componente que permite ao espectador assistir imagens e ouvir sons de qualidade superior, além de poder ter a portabilidade e a interatividade como aliadas. É a integração em primeiro plano.

Hoje em dia, um monitor analógico de boa qualidade apresenta entre 480 e 525 linhas. Na televisão digital de alta definição, chega-se a 1080 linhas com o padrão HDTV (High Definition Television). Também muda o formato de imagem, passando do 4:3 analógico para o panorâmico 16:9.

A qualidade de som evolui, passando do mono (1 canal), para o estéreo (dois canais), chegando a 6 canais, como num home theater. Além disso, a TV digital proporcionará uma imagem sem fantasmas, e áudio sem ruídos e interferências.

Haverá a possibilidade de assistir TV dentro de carros ou outros meios de transporte sem que a imagem fique trêmula ou o som falhe, assim como assistir em celulares, PDAs, PALMs, Notebooks, Lap tops, entre outros.

Também será tecnicamente possível a uma emissora transmitir mais de um programa simultaneamente, ou diferentes tomadas de uma mesma cena para o telespectador escolher a que quiser acompanhar. As emissoras poderão disponibilizar ao telespectador informações adicionais sobre a programação, como: dados sobre atores de filmes, resumo do que aconteceu na novela desde o capítulo anterior, notas sobre o time que está jogando. As possibilidades serão muitas.

Para ver essas informações adicionais, o telespectador deverá interagir com seu conversor digital ou com seu televisor já integrado. Ligando o aparelho a uma rede de telecomunicações, como por exemplo, uma banda larga, ou um modem de telefonia fixa ou móvel, poderá usufruir de interatividade completa, como votar em enquetes ou participar de games. É a TV aproximando o telespectador da programação e de suas emissoras.

comentários via Disqus