Nosso blog

SEO - A importância de ter um site bem posicionado nas buscas

O marketing de busca na web se tornou o principal foco dos esforços das empresas em captar novos clientes e novos negócios.


Sigla SEO com várias palavras relacionadas em volta



"O marketing de busca na web se tornou o principal foco dos esforços das empresas em captar novos clientes e novos negócios. Enquanto no marketing tradicional (online e offline) a propaganda chega ao consumidor sem ser solicitada, fazer sua empresa ou negócio aparecer nos resultados de uma busca natural ou orgânica é valioso para sua marca. Quando alguém busca algo na internet, certamente está mais interessado no serviço ou atividade que buscou do que se estivesse recebendo um spam ou algum banner que atrapalhe sua navegação. Os buscadores (Google, Yahoo, Bing...) possuem algoritmos próprios de indexação e estão em constante mudança. Quando buscamos por alguma palavra no Google obtemos um resultado que vem disposto da seguinte maneira:

No quadro superior, destacado do restante da página, aparecem os links patrocinados. Logo abaixo, aparecem os resultados da busca orgânica ou natural. Ao contrário dos links patrocinados, os resultados da busca orgânica não geram custos para os sites em destaque. Uma série de fatores são levados em consideração para calcular a relevância dos sites e sua colocação no posicionamento da busca. Vamos entender um pouco como isso funciona.

Como funcionam os buscadores?


Os buscadores possuem robôs, chamados de crawlers (aranhas) que varrem diariamente a internet em busca de novos sites e atualizações em sites já existentes. Quando um site novo é publicado, mesmo que esse novo domínio não seja informado a nenhum mecanismo de busca, ele será "descoberto" por esses robôs. Mas isso não quer dizer que ele será visível nas primeiras páginas de uma busca por um termo relacionado ao assunto do site. A arquitetura do website, seu conteúdo, sua idade, são apenas alguns dos fatores considerados para calcular a relevância do seu site. Os esforços dos buscadores estão concentrados em responder à seguinte questão: Quanto importante determinado site seria para a busca por determinado termo? Cada website recebe uma classificação de acordo com sua relevância. O Google dá o nome de Pagerank a essa classificação.

Técnicas de SEO


Existem algumas técnicas para dar relevância e elevar o pagerank de um website. A aplicação dessas técnicas é o que chamamos de SEO ou Search Engine Optimization. Em português: otimização para mecanismos de busca. Ações dentro do código da página e outras externas são utilizadas para esse fim. Vamos analisar alguns itens fundamentais para um bom trabalho de SEO:

Um site bem estruturado, validado nas especificações de webstandarts, é o primeiro passo para uma boa indexação. A inserção de palavras chave no código do site e a coerência dessas palavras dentro do contexto do site. Páginas com muitos acessos certamente tem um conteúdo que deve ser interessante para alguém e isso é levado em consideração. Para que uma página tenha muitos acessos, um bom conteúdo que seja atualizado com frequência é fundamental.

Sites com links que apontam para sua página são uma referência sobre a reputação da mesma na web. Se sites com elevado pagerank tem links para o conteúdo do seu site ele ganha relevância.

A idade de um site também é muito importante no cálculo do pagerank. Uma página antiga possivelmente será mais bem ranqueada do que uma nova que trate do mesmo assunto.

Essas são apenas algumas das ações que podem ser realizadas num trabalho de SEO. É importante ter em mente que esse é um trabalho longo e de paciência. Podem ser necessário vários meses para que os primeiros resultados comecem a aparecer.

O ideal é que as técnicas de SEO sejam aplicadas dentro de um contexto planejado de marketing na web. Ações em redes sociais e sites de conteúdo também ajudam bastante nesse objetivo.Para isso é fundamental o companhamento de um bom profissional"

comentários via Disqus