Nosso blog

Quanto se deve gastar em aplicativos?

Na verdade, o valor de qualquer aplicativo corresponde ao que ele permite que você faça ou como ele enriquece a sua vida ou conhecimento.


ícones de aplicativos saindo da tela do smartphone



A maioria dos usuários de dispositivos móveis não quer pagar por aplicativos. Pensando nisso, o revisor de aplicativos da CIO.com, James A. Martin, fez uma análise recente sobre hábitos de compra mobile e apresenta dicas de quando vale à pena pagar por um aplicativo e quando não vale.

Em julho de 2013, Flurry, um provedor de serviço de análise de aplicativos, divulgou os resultados de uma pesquisa de preços desses serviços. O resultado: os consumidores preferem esmagadoramente aplicativos gratuitos, mesmo que venham com anúncios e propagandas durante o uso.

Em 2013, 90% de todos os aplicativos IOS eram grátis, de acordo com Flurry. Usuários do Android são os que menos estão inclinados a pagar por apps. Entre todos os usuários, os donos de iPad são os que mais gastam, mesmo com o preço médio sendo quase três vezes mais caros que os apps de iPhone e oito vezes mais que os para Android.

No geral, a maioria das pessoas não gasta dinheiro com aplicativos. Desenvolvedores acabam rentabilizando os apps através de downloads pagos e anúncios. Estes são inevitáveis em nossa cultura. No geral, os anúncios não atrapalham certos tipos de aplicativos, especialmente aqueles que não é preciso gastar muito tempo usando.

O aplicativo Weather Channel é um exemplo. A versão gratuita para Android e IOS inclui pequenos anúncios que aparecem na parte inferior do aplicativo, mas eles não chegam a atrapalhar. Normalmente você não gasta mais que alguns minutos para verificar a previsão local.

Como alternativa, eu poderia gastar U$4 no The Weather Channel Max, um aplicativo para IOS que expulsa os anúncios e oferece alguns recursos adicionais. Porém, os U$4 não valem à pena, especialmente quando há tantos aplicativos grátis sem anúncios no mesmo estilo.

Agora se formos analisar o novo aplicativo para iPad do Ken Burns, concluímos que ele tem um design elegante e fornece toneladas de clipes e documentários sobre a história americana. E é grátis até certo ponto: se você deseja assistir os clipes na playlist, eles vão estar lá, mas se você quiser ver outros clipes, é preciso pagar U$10 para desbloqueá-los.

Acha U$10 muito caro? Muita gente também acha, mas se analisarmos melhor, pagar U$ 10 nesse aplicativo parece ser um bom negócio, especialmente se você é um aficionado por história americana, fã de Ken Burns e não quer ter publicidade chata atrapalhando sua experiência com o app.

Infelizmente, até aplicativos gratuitos tem seu preço através da exposição de anúncios, recursos limitados, riscos à sua privacidade, etc. Podemos concluir que o valor de qualquer aplicativo corresponde ao que ele permite que você faça ou como ele enriquece a sua vida ou conhecimento. Então, é válido pagar U$ 10 de vez em quando para ter um aplicativo verdadeiramente valioso.

Quanto custou o aplicativo mais caro que você comprou? Por quê você resolveu comprá-lo? Você se arrepende? Compartilhe sua experiência.

comentários via Disqus