Nosso blog

Quanto as suas APIs valem realmente?

Como calcular o real valor delas?

Desde sua estreia, há 15 anos, as Aplication Programming Interface (API) têm crescido a ponto de serem consideradas hoje um dos blocos fundamentais de desenvolvimento de aplicativos.

Agora que vivemos em um mundo de micro serviços, como é que calculamos o real valor das APIs que estamos disponibilizando? Com base no custo de um serviço externo ou no de um serviço interno?

Cobre o quanto as pessoas estão dispostas a pagar por eles, escreve Bob Reselman de SmartBear, especialista em ferramentas de qualidade de software.

As leis básicas da avaliação de preço não desaparecem só porque estamos vivendo em um mundo de micro serviços, PaaS e Big Data sob demanda", escreve ele.

"Não importa que você dê ou venda a sua API. Se os usuários não estiverem dispostos a investir tempo, atenção e apoio, então a sua API não valerá muito."

Mas há exemplos de APIs extremamente valiosas lá fora, observa ele, e uma das chaves para isso é o potencial valor que será gerado por elas para o seu público. Outro fator importante é a facilidade de uso por parte dos desenvolvedores de parceiros ou clientes. O tempo gasto até que um aplicativo esteja integrado à sua API deve ser medido em horas ou dias, e não em meses.

O gráfico abaixo, da SmartBear, reúne informações que podem ajudá-lo a estabelecer o valor das suas APIs.


Infográfico para calcular o valor do API


Thor Olavsrud

comentários via Disqus