Nosso blog

Os riscos da zona de conforto

No livro "Estimulando Inteligência", o Prof. Pier faz alusão ao trabalho do psicólogo húngaro, Mihaly Csikszentmihalyi, autor do livro "Flow: The Psychology of Optimal Experience" (Fluxo: a psicologia da experiência ótima, em tradução livre) e um dos fundadores do movimento denominado Psicologia Positiva, no qual menciona que as pessoas são mais felizes quando estão em um estado de fluxo - estado de concentração ou completa absorção com a atividade e a situação, onde nada mais parece ter importância.

Vamos fazer aqui uma correlação com a situação do indivíduo em uma equipe, transpondo a análise para o ambiente corporativo.

Mihaly Csikszentmihalyi criou gráficos colocando em dois eixos a inteligência, as habilidades (Skills) e no outro eixo os desafios (Challenges), como mostra a figura abaixo. Se os desafios (eixo vertical) forem excessivos, comparados às habilidades da pessoa, haverá stress e ansiedade. Por outro lado, se os desafios forem muito inferiores às habilidades (eixo horizontal), haverá tédio e apatia.

Então, há a região central do gráfico, denominada Canal do Fluxo, onde os desafios são compatíveis com as habilidades. Então, o ideal é conseguirmos ficar nesta região, certo? NÃO!!! Esta região não nos apresenta desafios, então nos acomodamos, ficamos na chamada "zona de conforto", e daí. estagnamos!

Os riscos da zona de conforto - gráfico do fluxo:


Gráfico de Desafios X Habilidades/Inteligência



O ideal é conseguir nos colocarmos um pouco acima do canal do fluxo (posição 1), pois teremos que desenvolver nossas competências, habilidades e atitude (CHA), para reingressarmos na zona de conforto (posição 2).

Uma vez nesta posição, é necessário que nos sejam colocados maiores desafios, para mais uma vez nos posicionarmos acima do canal do fluxo (posição 3), onde o processo se repete, de maneira a estarmos sempre nos sentindo desafiados a melhorar nossas competências, habilidades e atitude (CHA), em um processo contínuo e evolutivo.

Os riscos da zona de conforto - evoluindo...

Posteriormente, Csikszentmihalyi e outros pesquisadores modificaram o gráfico original do fluxo, criando outras regiões, como ilustra o gráfico abaixo:


Gráfico de Desafios X Habilidades/Inteligência

comentários via Disqus