Nosso blog

O Uso do Marketing Viral em Estratégias de Divulgação

Também chamado de buzz marketing, o conceito de marketing viral não é novo. Consiste em criar algum tipo de conteúdo que encoraje as pessoas a passá-lo adiante.


bonecos coloridos com balões de diálogo


"Frequentemente recebemos em nossa caixa de email links para vídeos, fotos ou mensagens criativas que nossos amigos nos enviam por pura diversão. Na semana seguinte à morte do Michael Jackson, o Studio Brussel, publicou o site Eternal Moonwalk. Com o slogan "Um tributo à Michael Jackson", o conteúdo do site é um vídeo colaborativo, na qual pessoas do mundo inteiro enviaram vídeos de até 10 segundos fazendo a famosa dança que coroava a performance de Michael Jackson. Esses vídeos eram "colados" em sequência, gerando o "eternal moonwalk".

O objetivo do vídeo era apenas publicar a homenagem de anônimos ao rei do pop, mas o fato é que o site alcançou proporções gigantenscas, beneficiando inclusive algumas marcas pela exposição involuntária das mesmas pelos internautas em seus vídeos.
Esse acontecimento serve para ilustrar uma das estratégias de marketing mais buscadas pelas agências de comunicação online hoje:

O Marketing Viral


Também chamado de buzz marketing, o conceito de marketing viral não é novo. Consiste em criar algum tipo de conteúdo que encoraje as pessoas a passá-lo adiante. A famosa propaganda boca-a-boca é um tipo de marketing viral, pois é espontânea e sua propagação depende da vontade pessoal de cada um. No ambiente web, principalmente depois da criação das redes sociais, o marketing viral ganhou força, pois o alcance e alastramento do conteúdo ficou maior e mais rápido. E todos querem ver sua idéia sendo divulgada de maneira viral.

Enquanto no marketing tradicional gasta-se muito dinheiro com veiculações, publicação e material, no marketing viral esse custo é bastante reduzido. Para realizar uma campanha viral de sucesso, precisa-se basicamente de uma boa idéia e colocá-la/enviá-la para os lugares certos. O resultado desse tipo de ação é que se investirá mais na marca do que na publicidade, já que nas redes sociais existentes hoje a publicação de material novo é quase sempre gratuita.

Conteúdo


Para se conseguir uma campanha viral de sucesso é necessário levantar algumas questões antes de sua implementação.

-Qual o público que quero atingir?
-Aonde esse público se relaciona na web (Redes sociais e comunidades)
-Exclusividade é fundamental! A idéia tem que ser nova.
-Crie um apelo relacionado ao público que se quer atingir. Depois de identificar seu público alvo, que tipo de conteúdo o tocaria mais? Humor? Ação? Memória afetiva?

Divulgação


A idéia de divulgação do viral é que ele se espalhe sozinho, de maneira exponencial a partir do interesse do público em fazê-lo, mas, para que isso aconteça, seu viral tem que estar ao alcance de todos. Então, vale usar todas as ferramentas de divulgação disponíveis na web: blogs, redes socias, YouTube, Flickr, Twitter, email, etc. Devemos tomar cuidado para que não fique parecendo spam, pois isso certamente não traria resultados positivos para sua campanha. Outro ponto muito importante para alcançar os objetivos de sua campanha é que ela não seja baseada apenas no conteúdo viral. Se estiver divulgando um produto novo, o uso de outras ações de marketing é recomendado para atingir suas metas.

Enfim, criar uma campanha viral não é uma tarefa fácil. Além do estudo pré-eliminar do público alvo, exige criatividade e análise do comportamento do consumidor. Quando os objetivos de uma campanha viral são atingidos, geralmente os resultados estão acima do que foi planejado inicialmente como meta."

comentários via Disqus