Nosso blog

O que é benchmarking e seis passos para implantação

O que é e como se dá o processo de benchmarking, que também se situa dentro do contexto do processo de melhoria contínua.


benchmarking

"Benchmarking é o processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas com os mais árduos competidores ou aquelas companhias reconhecidas como líderes da indústria (best in class)" The Xerox Corporation

Seis etapas para o processo de benchmarking:

1 - É um processo Top-Down: para estabelecer um processo de benchmarking é preciso o comprometimento da alta direção.

2 - Uma pessoa deve ser designada para conduzir o processo, porém não precisa exclusividade, apenas deve ser claramente caracterizada sua responsabilidade por este processo.

3 - Escolha quais fatores deseja aferir no processo de benchmarking: devem ser alinhados com a estratégia do negócio, os valores da empresa, com os fatores críticos de sucesso.

4 - Selecione adequadamente as métricas com as quais irá comparar os resultados de sua empresa com os competidores. Os identificadores devem ser smart - trocadilho em inglês, com a palavra esperto, inteligente, e o acrônimo specific (específico), mensurable (mensurável), achievable (atingível), relevant (relevante) e time bound (com prazos).

5 - Utilize os resultados para definir um Plano de Ação. Inclua as metas em seu Balanced Scorecard, e utilize o desdobramento das metas no gerenciamento de desempenho dos empregados da empresa.

6 - Repita continuamente este ciclo!

comentários via Disqus