Nosso blog

O que o Marketing Digital será semelhante em 2015?

Todo mês de dezembro, profissionais de marketing digital em todo o mundo dão uma olhada para trás nas tendências que marcaram (e reformularam) nossa estratégia ao longo do último ano. Então nós usamos esse conhecimento para planejar e prever o próximo ano.

Como editor do blog "Simply Measured" e co-escritor de nossos estudos e relatórios, este processo de predição baseado em tendência é uma das minhas partes favoritas do marketing digital. Analisando temas encontrados nos dados, identificando os possíveis eventos desencadeantes, e desenhar idéias a partir deste processo é uma grande parte do meu dia-a-dia, então naturalmente eu adoro quando você publica todas previsões e fazem o meu trabalho para mim.


Ilustração para marketing digital em 2015


Como o ecossistema digital e o espaço da mídia social tem crescido, então temos uma diversidade de assuntos e temas que vemos nas previsões.

Esta é uma faca de dois gumes. Embora seja fácil de ser pego nas previsões infundadas, desinteressantes e sem originalidade, se você pode fazer o seu caminho através do barulho, o conselho direcional é sólido.

Simply Measured emprega (e os parceiros também) alguns dos maiores especialistas no espaço social. Em nosso novo #SocialMarketing 2015 Planning Guide, Lucy Hitz entrevistou vários especialistas, desde do forte influenciador Jeff Bullas ao nosso próprio CEO Adam Schoenfeld e SVP Michael Walton, sobre as tendências e mudanças que vimos em 2014 e como eles vão impactar o ano de 2015.

Três temas para 2015

Ao ler as previsões, conselhos e os eventos a partir de 2014 que nos inspiraram, notei algumas tendências centrais que podem ajudar a informar a sua estratégia social.

1. Os esforços direcionados: o marketing social era jovem e sem as melhores práticas por um longo tempo. Os comerciantes cobriram cada público com mensagens gerais e táticas universais esperando que algo iria ficar. Como o espaço amadureceu, as ferramentas, recursos e táticas se tornaram mais eficazes, e social começou a operar sob os mesmos princípios que os outros canais de marketing digital. Isto significa uma maior concentração na viagem e personas do comprador. Isso significa que uma estratégia bem definida que se estende por muitas redes e segmentos de público, mas não trata cada um da mesma forma. Significa compreender o escopo completo de seus esforços pagos, ganhos, e de propriedade. Em 2015, quanto mais holística a sua compreensão, mais possibilidades você terá de dirigir valor real de seus programas sociais e zero sobre os públicos, redes e táticas que funcionam.

2. Mixed Media: quando Netflix libera temporadas completas de programas originais de uma só vez, o podcast de série torna-se viral, e Facebook vídeo vai a loucura, é hora de dar um passo atrás. Mixed media tornou-se um grampo de marketing social, e isso traz equipes de marketing mais próximas. Microsites tornaram-se integrado com a estratégia social, o markegting de conteúdo faz pontecom publicidade e programas sociais orgânicos, e as audiências são constantemente com fome de mais de consumir. Como os usuários se tornam mais diversificadas nos tipos de mídia que eles estão se engajando com, os comerciantes terão de estar mais dispostos a experimentar diferentes táticas e abordagens.

3. Mais foco no conteúdo: Você viu as estatísticas. Os profissionais de marketing estão gastando mais em programas de conteúdo a cada ano. Como um marketeiro de conteúdo de mim mesmo, isso é um plug para que você possa me manter empregável? Absolutamente. Mas, também é uma realidade. Marketing de conteúdo é uma forma valiosa para conduzir leads qualificados, atrair clientes e reter os clientes, porque eles entendem porque eles precisam de seu produto ou serviço. Neste ano, você pode esperar ver uma abordagem mais sofisticada para o marketing de conteúdo. A velha tática de "mais é melhor" não se sustenta no longo prazo, por isso, os comerciantes estão ficando mais inteligentes sobre a forma como eles pensam através de estratégia de conteúdo, criação de conteúdo com metas e objetivos claros, e amarrando tudo de volta para os objetivos de negócio globais.

comentários via Disqus