Nosso blog

Links patrocinados ou SEO? O que funciona melhor?

Existem basicamente duas técnicas para fazer um site aparecer na primeira página de um buscador: links patrocinados e otimização do site com técnicas de SEO

Existem basicamente duas técnicas para fazer um site aparecer na primeira página de um buscador: links patrocinados e otimização do site com técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca). O uso de links patrocinados certamente é a maneira mais rápida, mas será que é o mais indicado?

É preciso avaliar o objetivo do seu negócio para determinar qual a melhor tática para sua empresa. O uso de técnicas de SEO, se implantado corretamente em todo o site, pode elevar em muito a visibilidade do seu site na internet, mas o retorno do investimento (ROI) só aparece a longo prazo, pois esse processo de ranqueamento, por ser natural, exige um certo tempo para ser concretizado. A vantagem é que um trabalho de SEO bem realizado terá impacto por muito mais tempo se compararmos com o mesmo investimento feito em links patrocinados.

A compra de links patrocinados oferece um controle maior das ações. Pode ser implantada rapidamente - uma vez definidas as ações, seu anúncio aparece imediatamente. Os textos dos links podem ser alterados a qualquer momento, podendo-se criar uma base de comparação e análise para definir quais os anúncios que funcionam mais, otimizando a campanha. Como consequência, o ROI poderá ser mensurado mais rápido e com maior precisão.

Se por um lado, a qualificação do tráfego através da seleção de palavras chave e sua relação com as páginas de destino, selecionando corretamente os termos de busca, direciona o consumidor para o que ele está procurando, por outro não podemos deixar de registrar que se o cliente parar de pagar ao Google sua página deixa de aparecer.

As duas técnicas podem ser usadas juntas também. Uma campanha de links patrocinados aumentará rapidamente o tráfego do seu site e pode ser aliada ao trabalho de SEO, que trará visibilidade e confiabilidade a longo prazo para o seu negócio. O importante é ser orientado por profissionais competentes, que possam avaliar e planejar a melhor estratégia de marketing online para a sua empresa.

comentários via Disqus