Nosso blog

Linguagem C regressa à popularidade

Outrora em queda na preferência de programadores, a tecnologia pode ser considerada a linguagem de programação de 2017, segundo o índice da Tiobe.


Tabela com linguagens de programação

A linguagem C obteve o maior ganho de popularidade, durante 2017 no índice da Tiobe, ganhando a designação de Linguagem de Programação do Ano. Cresceu 1,69 pontos percentuais na sua classificação anual considerando o registo de Janeiro.

Mas foi o suficiente para derrotar a Python, cuja quota aumentou 1,21% e a Erlang, com ganho de 0,98%. Contudo apenas há cinco meses, a C estava com a sua classificação mais baixa, em 6,477%.

Em Janeiro a quota subiu para 11,07% mais uma vez colocando-a em segundo lugar atrás da Java, tendo esta 14,215 %, esta tenha caído 3,05%. O ressurgimento da C está possivelmente ligado à popularidade na indústria fabril, entre as quais o sector automóvel, acredita a Tiobe.

No ano de 2016 a linguagem de programação do ano foi a Go (Golang) da Google. A Tiobe, que fornece serviços de qualidade de software, baseia as suas classificações numa fórmula para avaliar pesquisas sobre linguagens em motores de busca como o Google, Bing e na Wikipedia.

Linguagens promissoras como a Julia, a Hack, a Rust e a Kotlin não entraram para a lista das 20, nem das 30 das mais preferidas, nota a Tiobe.


Um grupo de outras linguagens com saltos de popularidade significativos em 2017, incluem a R, que subiu de 16º para o 8º lugar e a Kotlin. Esta evoluiu para a 39ª posição desde a 89ª e o conjunto inclui também a Erlang, no 23º lugar depois de estar no 44º há um ano.

Mas linguagens promissoras como a Julia, a Hack, a Rust e a Kotlin não entraram para a lista das 20, nem das 30 das mais preferidas, nota a Tiobe. "Entrar no 'top 10' ou mesmo 'top 20' requer um grande ecossistema de comunidades e promotores, incluindo [a realização] de conferências", recorda Paul Jansen, diretor executivo da Tiobe. "Isso não evolui num só ano".

Índice de linguagens de programação do Interactive ranking do IEEE Spectrum.


Ranking das linguagens de programação




comentários via Disqus