Nosso blog

Gerenciamento do Projeto Escola de Samba

Todos nós brasileiros conhecemos as escolas de samba, e, em maior ou menor grau, apreciamos, ou pelo menos admiramos a grandiosidade do evento desfile de uma escola de samba. Mas hoje vamos abordar o assunto "Desfile de uma escola de samba" não sob o prisma artístico, ou de turismo, mas sob a ótica de Gerenciamento de Projetos.

Gerenciamento do Projeto Escola de Samba - Desfile é projeto?
Esta pode ser a primeira pergunta sobre o assunto: podemos considerar o desfile de uma escola de samba um projeto?

O PMBoK Guide (5th Edition, ou edições anteriores) define: "Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único."

O evento desfile de uma escola de samba começa logo após o encerramento do desfile, no Carnaval, seja no Domingo e Segunda-feira de Carnaval, seja no desfile das campeãs, se a escola conseguir se posicionar entre as 5 primeiras, e desfila no Sábado pós-Carnaval, e as fases de concepção, planejamento, e execução continuam até o próximo encerramento, após o Carnaval seguinte. É portanto um esforço temporário.

E cria também um resultado único. Desfiles de escolas de samba jamais são iguais, ao longo dos diversos carnavais, e entre as várias escolas.

Então, o evento que tem como ápice o desfile da escola É SEM DÚVIDA um projeto.

São exemplos de projetos:

- A construção e montagem de uma unidade fabril
- A construção e montagem de uma plataforma de petróleo
- A construção de uma estrada, de uma barragem, de um aeroporto, prédio comercial
- A criação de um sistema informatizado de controle de recursos de uma empresa (Enterprise Resource Planning)
- O planejamento e execução de uma Parada de Manutenção
E, agora, podemos também incluir:
- O planejamento, preparação e execução de um desfile de escola de samba.

Gerenciamento do Projeto Escola de Samba - Fases de um projeto
A figura a seguir representa genericamente as fases de um projeto. É, no entanto, uma figura simplista, pois pode nos levar a crer que estas fases são estanques, o que não ocorre.


Gráfico com as fases de um projeto
Gerenciamento do Projeto Escola de Samba - Fases do Projeto


Então, um gráfico conceitual que melhor representa a interação entre os grupos de processos, e que ilustra como eles se sobrepõe, como eles têm interfaces, está aqui representado:


Gráfico co Grupos de Processo
Gerenciamento do Projeto Escola de Samba - Grupos de Processo


Alguns projetos, como uma Parada de Manutenção, têm seu prazo de execução extremamente curto (30 a 40 dias, por exemplo), resultando em um gráfico como se segue:


Gráfico com Grupos de Processo
Gerenciamento do Projeto Escola de Samba - Grupos de Processo - Parada de Manutenção


Esta visão de um prazo de execução extremamente curto pode criar um viés equivocado, de que a execução em um projeto escola de samba é muito pequeno.

Não, não é. A execução acompanha de perto o planejamento do projeto, e tem mais ou menos a mesma duração.

O que chama a atenção no projeto Escola de Samba é a entrega! Enquanto um projeto de construção de um edifício ou de uma planta fabril gera um ativo com vida útil de dezenas de anos, a Parada de Manutenção gera uma planta em condições de operar ininterruptamente por mais três a cinco anos, o produto entregue pela Escola de Samba não dura muito mais do que os 82 minutos de duração de um desfile (no Rio de Janeiro).

É esta peculiaridade que chama nossa atenção, como gerentes de projeto. Como é feito o gerenciamento das áreas de conhecimento deste tipo de projeto: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições, e Partes Interessadas?

comentários via Disqus