Nosso blog

Fundador do Megaupload lança serviço de streaming

Criador do serviço de download e upload de arquivos Megaupload, Kim Dotcom acaba de lançar o Baboom, plataforma de streaming de músicas. Além de permitir o serviço gratuito, o Baboom se compromete a pagar os direitos autorais diretamente aos artistas, eliminando intermediários.

A relação de Dotcom com o serviço de streaming é longa. Ele apresentou a ideia em 2011 e em 2014 mostrou uma prévia do que viria a ser o site. Abandonou tudo, porém, alegando que não era bem visto pela indústria musical graças ao Megaupload.


Foto de Kim Dotcom com promessa de pagar mais aos artistas


Por ser um mercado cada vez mais concorrido - com Spotify, Apple Music, Deezer e Rdio disputando os clientes - o Baboom aposta em uma maior clareza no pagamento de direitos autorais. Sem nenhum tipo de intermediário, o serviço paga diretamente aos artistas, sem nenhum tipo de intermediário. E o mais impressionante: 90% do lucro é direcionado aos músicos.

Além disso, existem duas versões de conta: a standard e a premium. A primeira, que é gratuita, permite ao usuário ouvir músicas de forma ilimitada, mas com anúncios e criar coleções próprias com até 100 músicas. Já a premium - que custa US$ 10 por mês - possibilita um acesso ilimitado sem anúncios, além da possibilidade de realizar o streaming em diversos aparelhos.

Já é possível acessar o site e fazer o cadastro. O número de músicas e cantores disponíveis, porém, ainda é limitado.

comentários via Disqus