Nosso blog

Estrutura Organizacional

O que é e como funciona a Estrutura Funcional, Matricial e Projetizada?


Imagem representando estrutura organizacional


Estrutura Organizacional - Resumo Comparativo

A Estrutura Funcional é a estrutura mais tradicional, organizada por departamentos (funções). Na eventualidade de um projeto (evento de prazo definido), as pessoas alocadas em seus departamentos irão colaborar com o projeto. Notem que não será sua atribuição primordial. Portanto, o Gerente do Projeto terá pouca autoridade sobre este efetivo, o qual estará pouco disponível para o Projeto, posto que tem suas atribuições cotidianas bem definidas. Mesmo o Gerente de Projeto provavelmente não estará integralmente dedicado ao Projeto.

Na Estrutura Matricial, a qual pode ser Fraca, Balanceada ou Forte, conforme se afaste ou se aproxime dos Objetivos do Projeto, as pessoas, ainda que formalmente continuem alocadas em seus departamentos, seguindo a estrutura tradicional (funcional) são formalmente designadas para participar de Projeto, o que melhora (atenua) a questão da autoridade do Gerente do Projeto, a disponibilidade e dedicação dos recursos para o Projeto. Ainda assim, a equipe tem dois "chefes", um no alinhamento funcional, e outro no alinhamento matricial.

Na Estrutura Projetizada, ao mesmo nível dos departamentos funcionais, que atuam na rotina da organização, é criado também um departamento voltado para Projeto(s), o qual tem sua equipe própria, o que evidentemente confere total autoridade do Gerente de projeto sobre sua equipe, bem como total disponibilidade dos recursos para o Projeto.

Rodolfo Stonner
Tabela explicando estrutura organizacional
Estrutura Organizacional de Projetos - resumo comparativo




Estrutura Organizacional - Estrutura Funcional

Na Estrutura Funcional, como podemos ver no quadro que se segue, os especialistas podem contribuir pra diferentes projetos, portanto há um bom aproveitamento da equipe (boa produtividade). Há que se lembrar que mudar de um projeto para outro, para resolver problemas específicos, representará sempre uma descontinuidade e acarretará perda de produtividade.

Como as pessoas da equipe estão alocadas em suas respectivas áreas funcionais, onde sua especialização é requerida, evidentemente a sua ascensão profissional é facilitada, bem como seu crescimento técnico.

Rodolfo Stonner
Tabela explicando estrutura funcional




Estrutura Organizacional - Estrutura Matricial

A estrutura matricial combina as estruturas funcional e projetizada para formar uma estrutura híbrida. Em paralelo à estrutura tradicional, funcional, sob a responsabilidade dos gerentes funcionais, são criados equipes de projeto, sob a coordenação dos gerentes de projetos. Os grupos de projeto utilizam equipes que pertencem aos setores funcionais, as quais passam a ter atribuições ligadas ao Projeto, e atribuições de seu departamento funcional. Este é um dos inconvenientes, ter dois "chefes".

Rodolfo Stonner
Tabela explicando estrutura matricial




Estrutura Organizacional - Estrutura Projetizada

Na estrutura projetizada, o Projeto tem a mesma importância das atividades de rotina. Há pessoas de todas as especialidades requeridas presentes na equipe, o que aumenta a possibilidade de resultados positivos, porém diminui o pleno aproveitamento dos recursos (em certos momentos, certas áreas podem estar sendo menos exigidas).

Na Estrutura Projetizada, ao término do Projeto (que é um evento finito no tempo), existe a desmobilização, que introduz um viés de insegurança na equipe.

Rodolfo Stonner
Tabela explicando estrutura projetizada

comentários via Disqus