2-Nunca prometa datas para o lançamento de um recurso

3-Gaste dinheiro em coisas que ajudam você a manter-se produtivo

4-Não trabalhe demais

5-Não acredite no hype"/>
Nosso blog

Dicas para administrar uma empresa de SaaS

1-Você não é uma "empresa de tecnologia"- você é uma empresa de "fazer clientes maravilhosos"

2-Nunca prometa datas para o lançamento de um recurso

3-Gaste dinheiro em coisas que ajudam você a manter-se produtivo

4-Não trabalhe demais

5-Não acredite no hype


imagem da sigla SaaS, Software as a service
Software como um Serviço


1. Você não é uma "empresa de tecnologia"- você é uma empresa de "fazer clientes maravilhosos"

As pessoas não pagam você, porque você tem habilidades de programação incríveis e pode escrever configurações nginx (pronuncia-se engine-x) com os olhos vendados. As pessoas pagam-lhe dinheiro porque o produto que você vende para eles lhes poupa tempo, dinheiro, esforço e nervos. É o seu trabalho fazer o seu cliente mais incrível. Toda decisão que você faz para o seu produto e negócio deve girar em torno disso.

2. Nunca prometa datas para o lançamento de um recurso

Só não prometa datas de lançamento para um recurso. Nunca. Confie em mim. As pessoas vão perguntar toda hora quando "a função X" estará pronta. Uma boa maneira de responder a essa pergunta é (se você está pensando nisso), "Estamos considerando esse recurso para uma versão futura. Eu não posso lhe dar uma data de quando estará pronto.". Basta ser honesto com seus clientes, você mesmo não sabe se e quando um recurso realmente vai estar pronto.

3. Gaste dinheiro em coisas que ajudam você a manter-se produtivo

Isso inclui coisas óbvias como um laptop que não funciona (faça upgrade constantemente), uma boa cadeira e mesa de trabalho, e as coisas menos óbvias, como um software que permita que você se concentre no desenvolvimento de recursos de sua aplicação, em vez de servidores de configuração.

4. Não trabalhe demais

Excesso de trabalho é o primeiro passo para o fracasso nos negócios. Você não pode fazer o seu melhor se está estressado permanentemente. Não verifique e-mails à noite. Se você é apenas 1 ou 2 pessoas, não ofereça suporte 24/7. Está tudo bem. Clientes entendem. Ajuda a não ter um produto de missão crítica - se Time Tracking cai é chato, mas as pessoas podem anotar em um papel.
Você não começou uma empresa para morrer de exaustão. Sua saúde, família e vida social é mais importante do que o tempo de resposta de apoio de 5 minutos e uma garantia de uptime de 100%.
A propósito, uma maneira de se manter no topo é manter o controle de como você gasta seu tempo.

5. Não acredite no hype

Pessoas são boas em ficarem excitadas. E as pessoas são boas em acreditar no hype sobre novas tecnologias, frameworks, linguagens de programação e as formas de implantar. As pessoas vão te dizer o que fazer e o que planejar. Que você precisa de escala para milhões de usuários, e você está condenado se você não planejar para isso. Essa geração de HTML no servidor é tão 1994. Aquele node.js vai curar o câncer.
O fato é que você precisa ser pragmático - seu objetivo é administrar uma empresa. Use a tecnologia que é boa (para você), e que você sabe como trabalhar nela. Meu "teste decisivo" para a tecnologia é se as pessoas que fornecem estão em uma situação semelhante a que você está: ter que contar com isso para administrar o seu próprio negócio (isto elimina rapidamente coisas legais, porém apenas acadêmicas). Você precisa aperfeiçoar para o envio. Isso inclui escrever menos código, ter a cobertura ampla de teste, e se concentrar em fazer as coisas com o objetivo de rentabilidade a longo prazo para o seu negócio.

Boa sorte com seu negócio! :)

comentários via Disqus