Nosso blog

Déficit de integridade

A presidente do Banco Santander durante a Conferencia Internacional de Bancos que ocorreu em Madrid em novembro de 2015, afirmou que, acima de tudo, os bancos têm que agir com integridade e citou Warren Buffett: "Quero contratar pessoas com três qualidades: integridade, inteligência e energia. E quem não tiver a primeira qualidade será destruído pelas outras duas."

"O setor financeiro nunca teve falta de pessoas de grande inteligência e energia. É a nossa integridade que determinará o nosso sucesso nos anos futuros". Esta conclusão é importante não apenas para os bancos mas também para todos os setores.


Foto de Ana Botin, presidente do Santander
Ana Botin, presidente do Banco Santander


Tal como acontece no setor bancário, as empresas que tiverem falta de integridade acabarão por ser destruídas pela sua própria inteligência e energia.

Frequentemente, os valores, os princípios, as convicções são postos de lado porque muitos pensam que só dessa forma conseguem conquistar o poder ou manter-se no poder. Tal como dizia Churchill, há pessoas que por causa dos princípios abdicam dos partidos e há outras que por causa dos partidos abdicam dos princípios.

Infelizmente, não faltam exemplos recentes de políticos e empresários que revelaram pouca ou nenhuma integridade mas grande inteligência e energia, e que foram destruídos pelo desequilíbrio nas três qualidades.

Na maioria dos casos, os problemas não estão na instituições, mas sim nos erros e fraquezas das pessoas que as compõem. E o sucesso será determinado em grande parte pela conjugação entre a integridade, inteligência e energia.

Nesta abordagem da presidente do Santander podemos enxergar um paralelo com uma métrica usada pelos profissionais da área do Capital Humano, o CHA que é a combinação dos valores: Conhecimento (inteligência), Habilidade (energia) e Atitude (integridade). Na Go2web ficamos contentes em partilhar com Botin estes princípios, sempre dando peso maior para as atitudes.

comentários via Disqus