Nosso blog

Cabos submarinos, tubarões e âncoras

Os tubarões não são o motivo para os problemas no acesso à Internet na Ásia, dizem especialistas.

As ligações à Internet no Sudoeste Asiático têm sido afetadas por problemas no sistema de cabos submarinos Asia America Gateway (AAG), pela quarta vez num ano, de acordo com notícias locais. A causa das interrupções? Os tubarões, a acreditar nalguns rumores online.


Tubarão mordendo cabo submarino


Como a AAG tem a maior capacidade dos sistemas de cabos que ligam o Vietname, as falhas podem ter grandes consequências para a sua largura de banda internacional.

Mas as últimas desgraças no Vietnã mostram que não são a primeira vez que os tubarões têm sido acusados de serem uma ameaça para a Internet. No ano passado, um vídeo de 2010, que mostra um tubarão a morder um cabo submarino, ressurgiu quando um funcionário da Google disse a empresa envolve os seus cabos em kevlar - polímero resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso - para se defender dos tubarões.

Com 99% de todo o tráfego transoceânico de Internet a fluir através de cabos submarinos, quão grande é esta ameaça?

Para Michael Costin, presidente do AAG Cable Consortium, os danos são muito provavelmente causados pelas âncoras de navios ou pela pesca.

comentários via Disqus