Nosso blog

Algumas dicas para criar um negócio de alto impacto.

Sonhar grande é a primeira peça para criar um negócio de alto impacto. Mas há uma segunda peça muitas vezes desconsiderada: o mercado também precisa ser grande o suficiente para caber uma empresa do tamanho do seu sonho.


Gráfico com retas de altos e baixos versus curva quadrática/exponencial

O especialista em empreendedorismo Arthur Valadão destacou quatro dicas para criar um negócio de alto impacto:

1)Avalie o tamanho do mercado. Antes de investir tempo e recursos, é importante se perguntar quantas pessoas ou organizações sofrem com esse mesmo problema e qual a sua relevância. Quanto mais relevante o problema e maior o número de pessoas ou organizações, melhor!
2)Pesquise sobre o mercado. Outra forma de compreender o tamanho do mercado é descobrir se já existem empresas que oferecem alguma solução para esse mesmo problema. Lembre-se: mesmo se você tiver concorrentes fortes, saiba que se houver em você um bom diferencial e boa execução, existe a oportunidade de abocanhar uma fatia desse mercado.
3)Invista no momento certo. Tirando alguma grande inovação, é difícil uma empresa sozinha aumentar o potencial de mercado em que ela está. Tudo tem a ver com o momento em que você "pega a onda". Quem vislumbra um mercado emergente e entra muito cedo, provavelmente vai investir os recursos antes do tempo e não ter retorno. Quem entra muito tarde, deixa de aproveitar todo o potencial da oportunidade.
4)Converse com potencias clientes. O melhor jeito para começar a busca por essas respostas é conversar com potenciais clientes, pessoas que conheçam muito o mercado e estudar dados e pesquisas já feitas e, muitas vezes, disponíveis na internet e ter, pelo menos, uma estimativa para saber se vale a pena investir o seu tempo e dinheiro naquele mercado ou não.


FONTE: Revista Exame

comentários via Disqus