Nosso blog

Seria o Ágil criativo o futuro do e-mail?

E-mail ágil criativo significa criação e curadoria de conteúdo de e-mail não antes de enviar, ou no envio (com conteúdo automatizado ou dinâmico), mas no momento em que o cliente abre ou reabre um e-mail.


ícone do e-mail com luz ao redor

Este ágil criativo permite que o comerciante altere as imagens em um e-mail dependendo do tempo de abertura, localização de abertura (através do endereço IP), tempo naquela área particular, ou o dispositivo no qual e-mail foi aberto.

Movable Ink é uma empresa que atualmente fornece esta tecnologia como parte de sua construção de e-mail e plataforma de ideias, uma camada que fica acima do provedor de serviços de e-mail de uma empresa. Falei com Matt Potter, VP do Reino Unido e EMEA, para obter um pouco mais de detalhes sobre e-mail ágil criativo.

O que pode ser feito com esta tecnologia e em que setores ela pode se mostrar útil?


Racionalizar a experiência do cliente

Muito do que este ágil criativo pode alcançar resume-se a eliminação de etapas no percurso do usuário quando eles abrem um e-mail.

Reconhecimento de dispositivos é um bom exemplo de onde o percurso de um e-mail pode ser racionalizado. No exemplo abaixo, da Seamless, você pode ver que a call to action para baixar o aplicativo da empresa foi adaptada para o dispositivo que o usuário abriu o e-mail.

Neste caso, o dispositivo é iOS, e a imagem baixada leva o usuário a fazer o download a partir da App Store e está linkada a página correta na loja da Apple.

Se o usuário abriu o e-mail em um telefone Android(ou reabriu o e-mail em um Android), a imagem do Google Play e o link teriam sido baixados como parte do e-mail.

Estes ágeis criativos evitam que o usuário tenha que clicar primeiro para uma página de destino, para em seguida selecionar a loja de app correta. Este tipo de otimização irá provavelmente aumentar a proporção de clientes que baixam o aplicativo, já que menos irão cair no esquecimento depois de clicar para fazer o download.

Se este tipo de segmentação for feita com base no comportamento passado do usuário (e não ágil criativo), pode haver alguns casos em que o usuário mudou de dispositivo e, portanto, a personalização seria imprecisa.


imagem do call to action da empresa Seamless




Localizações segmentadas

Aqui está um exemplo do uso ágil criativo para direcionar os usuários em determinados locais com conteúdo apropriado, com a realização de qualquer segmentação anterior.

O campeonato de basquete da NCAA Men's Division 1 nos EUA acontece todo mês de março. Finish Line queria promover mercadoria aos clientes ao redor de cada escola envolvida.

O endereço IP do dispositivo em que o e-mail é aberto é usado para localizar um usuário. Se o IP é registrado a menos de 100 quilômetros de uma das quatro escolas, uma equipe especial de mercadoria será promovida na imagem que carrega o e-mail.

Se o destinatário está fora destas zonas, uma imagem padrão que mostra todas as quatro equipes é baixada (no lado direito na imagem abaixo).


imagem da página da Finish Line




Sem entrega para promoções expiradas

Usando o ágil criativo para baixar imagens diferentes para as promoções dependendo da hora em que o destinatário abre o e-mail permite que a empresa se adapte. O relógio de contagem regressiva em e-mails é o uso tradicional ou original do ágil criativo, mas isso pode ser levado mais longe e ser mais sofisticado.

Essa tática também permite aos comerciantes, quando a promoção já expirou, carregar uma imagem no e-mail explicando isso e apontando o destinatário para uma página de destino diferente ou mais apropriada.

Este exemplo da Boden mostra exatamente essa tática em uso. O segundo e-mail mostra o que acontece quando aberto após a expiração. Observe a call to action para fazer com que a Boden seja uma prioridade da próxima vez.

Conteúdo durante a promoção...


e-mail enviado pela Boden durante uma promoção



...e após a promoção expirar.


e-mail enviado pela Boden após a promoção expirar




Quais os setores que poderiam realmente levantar seu jogo?

Publishing
Sincronizar o conteúdo da web em imagens de e-mail, ou de fato adicionar uma funcionalidade de RSS no e-mail, seria um benefício para os editores.

Imagine enviar ofertas de upgrade para usuários registrados de graça onde o conteúdo é em tempo real após a abertura. Isso poderia permitir que as editoras fornecessem uma call to action relevante e atraente para a ação, como parte de uma estratégia de acesso pago.

Viagem
Viajar é tão sensível ao tempo, tanto a reserva quanto ao pegar o seu lugar no avião ou quarto de hotel.

O ágil criativo poderia ser usado para alterar mensagens para reservas potenciais de assento sobre quantos assentos ainda estão disponíveis no avião. Também poderia ser usado para deixar o cliente saber o próximo passo do seu voo, se é o check-in ou deixar sua mala ou se é o check-in para a volta.

Sim, estes são casos em que e-mails subsequentes poderiam ser acionados, também, mas a capacidade de poder mudar um link em um e-mail antigo poderia trabalhar para tentar uma recolocação ou uma nova mensagem para pessoas que irão abrir novamente o e-mail.

comentários via Disqus