Nosso blog

Advergames

Com o boom das redes sociais e o surgimento do consumidor participativo, cresce a demanda por advergames.

O termo advergame surgiu em 2000, a partir da junção entre os termos advertise (propaganda, em inglês) e game (jogo, em inglês). É uma determinada estratégia de comunicação mercadológica que utiliza formatos dinâmicos e interativos para promover uma marca, produto, serviço ou idéia. Podem ser considerados advergames desde jogos exclusivamente desenvolvidos com fins publicitários até jogos diversos que contenham mensagens publicitárias em sua interface.

Na era do boom das redes sociais, as demandas por advergames vêm crescendo cada vez mais. "O consumidor mudou. Tornou-se participativo, têm necessidades que não tinha antes, o comportamento é diferente, ele se relaciona diferente. As pessoas passaram a interagir com as marcas, e buscam experiências de relacionamento", explicou Gustavo Alberti, CEO da FDD, uma das maiores especialistas em Advergame.

As vantagens do Advergame, se comparadas às da Publicidade Tradicional, são muito claras: no primeiro, o jogo é livre, não é imposto, enquanto no segundo a exposição à marca é involuntária; além disso, enquanto no advergame público é participativo, interage com o universo do jogo e com a marca, na publicidade tradicional o público é passivo, apenas assiste.

O advergame será basicamente fruto de um trabalho integrado de design / criação e marketing. As ferramentas do design exigidas para a criação de um advergame de qualidade são muitas e por sua vez exigem um bom conhecimento técnico. Já o marketing será responsável por inserir este jogo no contexto da marca e estabelecer uma metodologia eficiente que dê resultados. "O jogo por si só não vende, aquela marca precisa fazer sentido ali dentro", enfatizou a publicitária Isabel Monteiro. "O objetivo é fazer com que o consumidor compartilhe a sua experiência com aquela marca, com aquele jogo. E não estou falando apenas de advergame online, é preciso investir no advergame off-line. Um exemplo deste segundo tipo são os apresentados, e bem apresentados, no Big Brother", destaca Isabel.

comentários via Disqus