Nosso blog

A importância do Twitch e sua compra pela Amazon

Apesar dos rumores de que o Google teria comprado o Twitch, a aquisição foi oficializada pela Amazon por US$ 970 milhões em dinheiro


logo do twitch

Com a aquisição do Twitch, que é um portal de streaming de videogames, a Amazon se torna ainda mais forte contra a Apple e o Google. Muito do seu modelo de negócios com tablets e smartphones próprios está vinculado à oferta de conteúdo que se pode consumir digitalmente na loja online, como filmes, livros e músicas.

O comunicado do CEO da Amazon, Jeff Bezos, ressalta o potencial da plataforma: em julho, ela contava com mais de 55 milhões de visitantes únicos, que assistiram a mais de 15 bilhões de minutos de conteúdo produzido por mais de um milhão de usuários, que incluem jogadores individuais, desenvolvedoras e editoras de games, além de organizações de esporte. "Transmitir e assistir aos jogos é um fenômeno global e o Twitch construiu a plataforma que reúne dezenas de milhares de pessoas", disse Bezos. "E, de maneira fantástica, o Twitch só tem três anos".


Mas por que o Twitch foi tão disputado?

1. O Twitch construiu seu reino no mundo do streaming de videogames. Alguns números: segundo o QZ, 15 milhões de pessoas assistiram a World Series 2013, final do campeonato de baseball norte-americano. Mas 32 milhões de pessoas assistiram o campeonato mundial de League of Legends. O Twitch Plays Pokémon teve 80.000 pessoas assistindo. Simultaneamente. Durante dias.

2. O potencial do Twitch tem a ver com o framework que consegue aguentar tanto peso sem grande problema.

3. O Twitch complementa o Netflix como um serviço para zapear por canais em busca de algo interessante. O futuro do vídeo está no streaming ao vivo, e o Twitch é o streaming ao vivo.

4. Trata-se de roteiristas de jogos conhecendo seus fãs, ou adolescentes desajeitados assistindo algumas partidas de Starcraft 2 com amigos que ele deixou para trás após mudar de cidade. É uma comunidade.

5. O Twitch tem as mesmas características de uma rede social clássica, apesar de não ser uma. Tem as pessoas que querem compartilhar o mundo de Minecraft e também Fred Durst, vocalista da banda Limp Bizkit, tentando desesperadamente recuperar um pouco da sua fama.

6. O fato do Twitch ter janelas de bate-papo em todos os streamings é algo bastante atrativo para qualquer empresa.


A plataforma está disponível nos consoles de nova geração, como PlayStation 4 e Xbox One, além de dispositivos móveis, como iPad.

comentários via Disqus