Nosso blog

A importância do Planejamento Estratégico no Webdesign

Cada vez mais o webdesigner precisa estar atento aos conceitos básicos de Planejamento Estratégico, tornando-se um profissional multidisciplinar fundamental dentro das empresas.

O webdesign tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas na web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Uma destas áreas, intimamente ligada ao marketing e propaganda, é o Planejamento Estratégico.

O trabalho do webdesign é em linhas gerais um projeto, e como todo projeto necessita uma análise informacional, a partir do briefing do cliente. Detectar corretamente o objetivo do projeto é essencial para um bom planejamento, de modo que as ações sejam tomadas de forma correta.

O primeiro passo, lição básica de qualquer curso de Publicidade e Propaganda, é definir qual o público-alvo do site, o objetivo, os serviços oferecidos, o diferencial para o público. A partir desses e de outros elementos que sejam especificamente relevantes ao projeto, será definida a estrutura do site (Arquitetura de Informação), a tecnologia empregada e o layout.

Tal Planejamento Estratégico é mais importante do que se imagina. Em geral, os web designers estão mais preocupados com o visual. É válido lembrar, porém, que o visitante, embora primeiramente impactado pelo visual, está buscando conteúdo. Por esse motivo a estratégia é definir bem todas as informações que o site terá, definir claramente a arquitetura do site e, por último, a identidade visual do site.

comentários via Disqus