Nosso blog

A DARPA está a preparar tecnologia de geo-localização alternativa por considerar o GPS pouco confiável

Por considerar o sistema de posicionamento global GPS pouco confiável em certas situações, o governo dos EUA está a colocar uma elevada prioridade no desenvolvimento de uma tecnologia em tempo real de geo-localização, mais confiável e cujos sinais não desaparecem em pontos difíceis ("blind spots") e não pode ser atacada ("jammed").

A Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) está a desenvolver novas tecnologias "radicais" para ter um sistema de posicionamento e de navegação mais avançado, que seja também mais preciso do que o GPS, de acordo com um documento sobre projetos de investigação da DARPA, disponibilizado esta quinta-feira.


Ilustração do GPS tomtom


A DARPA - agência do Departamento de Defesa dos EUA - acredita que a nova tecnologia de posicionamento em tempo real dá aos militares dos EUA uma vantagem sobre os rivais. A tecnologia GPS tem proporcionado uma vantagem estratégica, mas não é infalível, pois pode ser atacada por adversários ou também ficar inacessível nalgumas partes do mundo.

"A necessidade de ser capaz de operar de forma eficaz nas áreas onde o GPS é inacessível, não confiável ou potencialmente negado por adversários, criou uma procura por capacidades alternativas de precisão e de navegação", diz a DARPA.

Entre outros, a União Europeia está também a desenvolver o seu próprio sistema de geo-posicionamento, o Galileo.

comentários via Disqus