Nosso blog

7 Novas Faces da C-suite

Conheça as 7 novas faces executivas que devem ser aplicadas em grandes e pequenas empresas.

Chief Marketing Officer


Homem sentado numa cadeira tendo ideias de crescimento



Enquanto o trabalho de um Chief Marketing Officer está fundamentado no marketing tradicional, vendas e funções de marca, no mundo digital de hoje, esse papel mudou. Em 2017, de acordo com um relatório de pesquisa de janeiro de 2012 da Gartner, o CMO vai gastar mais do que o CIO em tecnologia. "Eu não acho que a CMO no sentido tradicional existe mais", disse Rona Borre, CEO e fundadora de recrutamento, contratação de consultoria e tecnologia instantânea. "Os profissionais de marketing têm que entender de tecnologia, tem que entender de conteúdo otimizado e ser capaz de compreender a importância da mídia social, análise de dados, internet, pesquisa e muito mais", diz Borre. O "novo" papel do CMO vai se sobrepor ao do CIO, mas com ênfase contínua em atividades de marketing e branding, diz ela.


Chief Commerce Officer


mão clicando em um carrinho de compras virtual



Compras online já percorreram um longo caminho. A explosão de dispositivos móveis deu início a uma necessidade de sistemas de pagamento e de cobrança sem costura e transparentes, tanto nas transações de negócios para consumidor quanto negócios para negócios e com isso, a necessidade de uma posição de nível executivo para gerir e coordenar os diferentes canais de vendas, diz Mike Ni, Chief Marketing Officer e vice-presidente sênior de produtos da Avangate.

A Chief Commerce Officer completa as lacunas entre os diferentes departamentos da empresa com sistemas de comércio separados, e com a tecnologia de compreensão, finanças, mídia social, marketing e sistemas de back-end por trás dessas soluções. "A CCO deve garantir que essas soluções sejam perfeitas para que os clientes possam pesquisar, participar, comprar e, em seguida, discutir a sua experiência através das mídias sociais", diz Ni. Não é uma tarefa fácil.


Chief People Officer


mão clica em ícones de perfis virtuais



O Chief People Officer aborda a importância das pessoas com um maior enfoque na gestão e retenção de talentos, diz Tony DiBenedetto, presidente e CEO da TriBridge. "Com tantos desafios relacionados à essa retenção de talentos, treinamento e competição global em uma paisagem digital, não é certo tratar de problemas pessoais em regime de meio expediente pelo CEO", diz DiBenedetto. Muitas organizações estão apontando um CPO para amplificar as vozes dos maiores e melhores ativos de uma organização - os seus cidadãos.

"A maioria das empresas [tem] boas habilidades em Recursos Humanos, mas ao organizar iniciativas de talento para maiores estratégias de negócios, sendo mais pró-ativo em investir plenamente no talento e ajudar os funcionários, tornam-se mais engajados e envolvidos na maior missão da empresa, o que é fundamental para o sucesso", diz ele.


Chief Data Officer


homem segura tablet de onde saem várias tecnologias



Determinar a melhor forma de gerenciar as funções de administração e de mineração de dados em toda a empresa é fundamental, de acordo com a principal analista da Deloitte Consulting, Jane Griffin.

Digite Chief Data Officer. A CDO deve definir as prioridades estratégicas para a gestão e entrega de dados em toda a empresa, identificar novas oportunidades de negócio através da análise de dados e melhorar significativamente a geração de renda através do uso mais eficiente dos dados da empresa. Em outras palavras, um CDO deve funcionar como "a voz" de dados e geralmente defendem a sua posição como um ativo estratégico de negócios. "Uma efetiva arte Chief Data Officer e implementação de estratégia de dados, normas, procedimentos e políticas ao nível de responsabilidade da empresa, diz Griffin.


Chief Digital Officer


Mulher clica em tela virtual formando desenhos



A Chief Digital Officer pode ter a descrição de trabalho mais nebulosa de todas - a adaptação de negócios tradicionais, tecnologia, comércio e práticas de marketing para um mundo digital. Esse papel parece muito diferente dependendo da hierarquia e das necessidades das organizações, e muitos CDOs assumem funções de trabalho de seus pares em CIO, CTO, CMO e até mesmo papéis de CEO. "Como a tecnologia mobile e análise de dados remodelam completamente o cenário dos negócios, a construção de um DNA de negócio verdadeiramente digital é um imperativo para a sobrevivência na competitiva economia de aplicativo de hoje. Muitas empresas estão buscando CDOs para liderar esta enorme", diz Bryan Kirschner, diretor do Instituto Apigee.

Embora a partir do final de 2013 apenas 6% das organizações tenham empregado um CDO, Gartner prevê que até 2015, esse número vai disparar para 25%.


Chief Product Officer


homem desenha virtualmente uma engrenagem



A Chief Product Officer garante que cada fase da criação de um produto funcione sem problemas e coordena os esforços. A descrição do trabalho do CPO inclui determinar as necessidades do consumidor, supervisionar protótipos de produtos, supervisionar a fabricação do produto e contribuir para o desenvolvimento e execução da estratégia de marketing.

O CPO trabalha frequentemente com o CMO para ajudar a desenvolver e executar campanhas de marketing eficazes. Um background em marketing, envolvimento do cliente, pesquisa e análise de dados é muitas vezes valioso para se conseguir um papel de CPO.

Isso poderia incluir a implementação de uma variedade de mídias, tais como comerciais de televisão, publicidade online e mídias sociais. Para ter maiores chances de sucesso, um Chief Product Officer geralmente experimenta múltiplas possibilidades de comercialização. Ele pode ajustar seus métodos de marketing, se necessário, enquanto acompanha as vendas de produtos.


Chief Happiness Officer


homem com o rosto feliz cartunizado



A Chief Happiness Officer pode não ser tão comum como os outros títulos executivos nesta lista, mas é fundamental para o sucesso das empresas com interação com o cliente, diz David Chen, CEO e co-fundador. "Os objetivos do nosso CHO incluem estar no comando de suporte ao cliente e funcionando como chefe gerente da comunidade", diz Chen. A empresa, que oferece um serviço de um clique para criar sites pessoais, se esforça para ter "super fãs", e não apenas clientes. "Antes do CHO ter se juntoado à equipe, eu, pessoalmente interagi com mais de 20.000 de nossos usuários. Se apenas deixarmos nossos usuários "satisfeitos" com o nosso produto, nós falhamos. O desafio é muito maior e o título de CHO mostra nossa determinação em entregar felicidade. Nosso CHO trabalha a humanidade em um produto de tecnologia ", diz Chen.


Fonte: CIO

comentários via Disqus